BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas

Blog Óticas Dantas

Por: Gutemberg Stolze
12/01/2016 - 12:56:26

Os festejos do tradicional novenário de São Sebastião te início nesta segunda-feira (11) e atraiu centenas de fiéis que lotam a Igreja do Santo Mártir no bairro do Campinho, na praça que leva o seu nome em Porto Seguro. A Santa Missa marcou a primeira noite do evento que contará com a participação de várias paróquias da diocese.

 

Neste ano o evento conta com novidades que surpreenderam a comunidade, a a primeira delas é a “Esmola de São Sebastião”, um resgate às tradições que no dia 6 de janeiro - Um grupo de pessoas leva a imagem do santo nas casas dos fiéis e promove uma animada interação e homenagem ao santo e à comunidade. São Sebastião foi o ícone de várias expressões artísticas, ele foi tema de pintores da Renascença e na literatura, São Sebastião teve sua trajetória contada no livro "Perseguidores e Mártires", do escritor italiano Tito Casini.

 

Cada dia da novena os fiéis irão conhecer uma instituição, classe e comunidade homenageados durante a novena, "Expressão de Misericórdia". Assim, ao final da novena todos estarão celebrando o grande dia da festa do Padroeiro com shows muscais como; Eros Biondini e Nelsinho Correa, que acontece no dia 19 Janeiro.

 

Em uma noite agradável onde famílias inteiras prestigiaram o evento, e pode também curtir a apresentação da Filarmônica 2 de Julho. Durante todos os dias do novenário haverá quermesse com praça de alimentação, pupa-pula para a criançada além de brincadeiras, bingos e muita musica para alegrar toda a comunidade.

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
10/01/2016 - 11:05:29

O Papa Francisco conduz a Missa da Epifania no Dia de Reis, em 6 de janeiro, na basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: Osservatore Romano/AFP)

Milhares de migrantes foram convidados a orar com o papa Francisco e cruzar a Porta Santa da Basílica de São Pedro no Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado no dia 17 de janeiro, anunciou a fundação católica Migrantes nesta sexta-feira (8).

Os migrantes levarão ao Vaticano a cruz de Lampedusa, uma obra feita a partir da madeira de barcos de migrantes, abençoada por Francisco em 2014 durante sua visita à ilha italiana, símbolo do drama daqueles que se arriscaram para atravessar o Mediterrâneo em busca de uma vida nova.

Uma vez dentro da basílica, os migrantes, majoritariamente provenientes da África, fugindo da fome e das guerras, assistirão a uma missa celebrada pelo cardeal italiano Antonio María Vegliò, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes.

As hóstias que serão usadas para a comunhão foram fabricadas por três penitenciários que cumprem penas por assassinato na prisão de alta segurança de Opera, em Milão (norte).

"As obreias (folhas de massa de farinha usadas na produção das hóstias), que nascem das mãos que mataram e que se dedicam a São Pedro, testemunham o amor de Cristo, que salva todos os homens e não somente os que cumprem uma pena na cadeia", explicou a fundação Migrantes em um comunicado.

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
10/01/2016 - 10:58:14

O Papa Francisco segura uma cruz durante missa na basílica de São Pedro, no Vaticano, na quarta-feira (6) (Foto: Gregorio Borgia/AP)

O papa Francisco se considera tão pecador como os condenados a penas de prisão, revela em um livro de entrevistas, com um pronunciado tom pessoal, que chegará às livrarias na terça-feira (12). O papa é um homem que precisa da misericórdia de Deus, insiste Jorge Bergoglio em "O nome de Deus é Misericórdia", que será publicado na terça-feira por 21 editoras em 86 países.

Na longa reflexão sobre o perdão concedido por Deus ao ser humano, tema central do Jubileu da Misericórdia iniciado em 8 de dezembro, o pontífice argentino afirma que "a Igreja condena o pecado porque deve dizer a verdade. Diz: "Isto é um pecado". Mas ao mesmo tempo abraça o pecador que se reconhece como tal".

Francisco espera que o Jubileu permita redescobrir a igreja como uma estrutura ágil de intervenção rápida, na qual se pratica uma medicina de urgência. Nas respostas às perguntas do vaticanista italiano Andrea Tornielli, o papa incide mais uma vez em sua relação especial com os presos, que já visitou diversas vezes nas penitenciárias.

Ele afirma que se sente unido aos condenados porque é consciente de que também é um pecador. Jorge Bergoglio revela que a cada vez que entra em uma prisão se questiona por quê eles e não eu. Neste sentido, destaca que a vergonha é um dom. Quando se sente de verdade a misericórdia de Deus, você fica com vergonha, ao perceber que, apesar de nossa história de miséria e pecado, Ele continua nos sendo fiel, afirma o pontífice.

Uma ideia é ressaltada: a vergonha permite que a pessoa reconheça que o que faz é um erro, com o que evita cair na tentação do corrupto que se cansa de pedir perdão e acaba acreditando que não deve pedir mais, explica.

 

Fonte: G1

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
05/01/2016 - 15:43:36

Agora é oficial, a dupla do “Sertanejo Universitário” mais querida da Bahia, André Lima & Rafael é presença confirmada todos os domingos de verão na Ilha dos Aquários em Porto Seguro. Apesar da chuva fina que caiu na noite deste primeiro domingo de 2016, André Lima & Rafael se apresentaram no palco central levando o “Arrochanejo” para o público presente que caiu na dança.

Com uma belíssima estrutura e paisagem paradisíaca, praça de alimentação, vários ambientes, a Ilha dos Aquários oferecem ainda Pistas de danças; Forró e Dance Music. Entretanto, foi no palco central que a galera se concentrou para curtir o show de André Lima & Rafael, a dupla encantou o público cantando musicas autorias, grandes sucessos do sertanejo e levou os foliões ao delírio com musicas consagrados do carnaval baiano.

Momento de emoção e interação com a homenagem à “Cristiano Araújo” que faleceu em um acidente de automóvel em junho de 2015, o público cantou com André Lima & Rafael “O Que Temos Para Hoje è Saudade”. Próximo domingo 10/01 tem mais André Lima e Rafael na Ilha, garanta já seu ingresso, convide seus amigos e curta um belíssimo show na casa de show mais badalada do verão.

 

Por Gutemberg Stolze – imprensananet.com

 

Por: Gutemberg Stolze
21/12/2015 - 14:39:03

Em clima de Natal, a prefeita Cláudia Oliveira inaugurou no ultimo sábado 19/12, a belíssima iluminação de Natal da Praça São Sebastião. Solicitada pelo Padre Damião, a iluminação foi um presente da prefeita aos moradores e comunidade católica. “Pedi a prefeita como presente, esta iluminação para o nosso bairro, obrigado Cláudia” comentou Padre Damião.

A praça recebeu decoração e iluminação, as árvores iluminadas, coloridas e com pisca-piscas, se transformaram em verdadeiras “Árvores de Natal”. O evento marcou o encerramento da novena itinerante de Natal da Paróquia São Sebastião que é realizado todos os meses de dezembro.

Após a missa e inauguração da iluminação, a prefeita Cláudia oliveira, o padre Damião e a comunidade católica e moradores participaram ato de confraternização “Ao Ar Livre” na Praça, um farto e delicioso banquete, “Que o espírito de Natal ilumine o lar de todos, e que o Novo Ano que se aproxima seja repleto de Realizações, Saúde e muita Paz”, declarou Cláudia Oliveira.

 

Fotos: Rogério Naba

Por Gutemberg Stolze – Imprensananet.com

 

 

Por: Gutemberg Stolze
06/12/2015 - 21:38:18

Papa pede 'decisões importantes' diante de mudanças climáticas (Foto: FILIPPO MONTEFORTE/AFP)

O Papa Francisco pediu neste domingo (6) aos ministros de 195 países reunidos na COP 21, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que tenham "valor" para adotar decisões importantes para as gerações futuras. 

"Que tipo de mundo desejamos transmitir aos que virão depois de nós, às crianças que estão crescendo?", se perguntou o Papa durante o Ângelus diante de milhares de fiéis reunidos na praça de São Pedro.

"Pelo bem da casa comum, de todos nós e das gerações futuras, devem ser realizados todos os esforços em Paris para mitigar os impactos das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, para lutar contra a pobreza e aumentar a dignidade humana. As duas questões andam de mãos dadas", insistiu, lembrando a encíclica sobre o meio-ambiente, "Laudato si", que publicou no início do ano.

"Rezamos para que o Espírito Santo ilumine os que devem tomar decisões tão importantes e lhes dê valor para conservar sempre como critério preferencial o bem soberano de toda a família humana", acrescentou o pontífice.

A COP21 entra agora na segunda semana de negociação com o objetivo de fechar um acordo na próxima sexta-feira (11). A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, será responsável no papel de "facilitadora" por propor soluções para que haja consenso na questão de diferenciação entre países ricos e pobres na COP21. Ela atuará ao lado do ministro de relações exteriores de Cingapura, Vivian Balakrishnan.

Na segunda-feira (30), no avião que o levava de volta ao Vaticano após seu giro pela África, Francisco afirmou que o mundo está "à beira do suicídio" e que a comunidade internacional reunida na cúpula de Paris deve alcançar um acordo "agora ou nunca".

Na encíclica "Laudato si", o Papa abordou algumas questões chave antes da COP 21: reconhecimento da responsabilidade humana no aquecimento global, abandono das energias fósseis e grandes ajudas financeiras e tecnológicas aos países pobres para realizar as mudanças necessárias.

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
27/11/2015 - 12:31:15

A Embaixada dos Estados Unidos em Roma (Itália) emitiu um boletim alertando seus cidadãos sobre possíveis ataques terroristas, advertindo que um dos possíveis alvos seria a Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano. Em seu comunicado de 18 de novembro, a embaixada americana assinalou que identificaram alguns lugares “como potenciais alvos de ataques terroristas em Roma e Milão”.

Além da Basílica de São Pedro, na alerta figuram o Duomo (a Catedral) e o Teatro La Scala de Milão. As autoridades americanas advertiram ainda que “lugares gerais tais como igrejas, sinagogas, restaurantes, teatros e hotéis em ambas as cidades são possíveis alvos também”.

“Os grupos terroristas poderiam utilizar métodos similares aos usados nos recentes ataques de Paris (França)”, assinalou a embaixada dos Estados Unidos na Itália. As autoridades italianas, informou o comunicado, já estão cientes destas ameaças.

A embaixada americana pediu ainda que os cidadãos permaneçam atentos ao seu entorno e à informação local e toma-los em conta durante suas atividades e planos de viagem. Depois dos ataques reivindicados pelo Estado Islâmico em Paris na sexta-feira passada, a Itália elevou seu alerta de segurança ao nível 2, o maior possível sem um ataque direto no país. A segurança na Cidade do Vaticano também foi reforçada.

Entrevistado no dia 15 de novembro pelo jornal francês La Croix, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de estado do Vaticano, assegurou que o Vaticano não se deixará “paralisar pelo medo” depois das ameaças de terroristas e que a agenda do Papa permanece a mesma.

“O que ocorreu na França ilustra, de uma forma mais contundente, que ninguém pode considerar que está livre do terrorismo”, disse o Cardeal, e assinalou que efetivamente “o Vaticano pode ser um alvo devido ao seu significado religioso”.

 

Fonte: Catolicanet

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
27/11/2015 - 12:30:27

A solenidade de Cristo Rei encerra o Ano Litúrgico, por isso, a celebração deste dia é uma grande profissão de fé no Senhor da história que caminha com seu povo. É também momento privilegiado para que a comunidade cristã descubra seu lugar e papel na sociedade,  pertencer à verdade e ouvir a voz daquele que é rei porque dá gratuitamente a vida pelos seus, é ser reino e sacerdotes para Deus.

Cristo, a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos, é aquele que nos comunica e realiza em nosso favor o plano do Pai, é nosso irmão. A Eucaristia que celebramos é memorial daquele que nos ama e nos libertou dos pecados em seu sangue, esta solenidade, portanto, afirma substancialmente duas coisas;

1º - Há um único Absoluto na história: É Deus que, com seu Filho, instaura no mundo seu reino de justiça e verdade. O reino é serviço e amor total, todas as expressões e manifestações de poder que não se enquadram dentro do serviço e do amor total são ilegítimas e usurpadoras de poder.

2º O reino de Deus foi confiado à comunidade cristã, somos reino e sacerdotes para Deus. Nossa tarefa é trabalhar para que o reino aconteça em nossa história. A violência que assola o mundo, a indiferença pelos problemas alheios, tudo o que é maléfico e negativo na humanidade é conseqüência de nos acomodarmos diante dos desafios que a vida nos apresenta. Sejamos cristãos realmente. 

Há um adágio que diz assim, “Pratique o bem, o resto vem”, naturalmente, quando estamos com a alma limpa e nos dispomos a servir e amar, viveremos o reino de Deus, ainda aqui na Terra. Que Cristo Rei nos ensine a sermos arautos da paz, da misericórdia e da acolhida sem amarras e sem preconceitos.

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.cm

Por: Gutemberg Stolze
22/11/2015 - 02:10:59

Migrantes e diálogo inter-religioso, em particular com o mundo muçulmano: estes foram os principais temas discutidos na reunião do Papa com os chefes dos dicastérios da Cúria romana, nesta segunda-feira (16/11).

“São temas que já haviam decidido há algum tempo”, precisou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi. “Não se tratou de uma reunião inter-dicasterial sobre a reforma” da Cúria, explicou ainda o porta-voz do Vaticano.

Em relação às discussões sobre a relação com o Islã, não foi uma decisão tomada após os atentados de Paris, mas já havia sido proposto antes pelo  presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran. A reunião do Pontífice com a Cúria Romana acontece, em média, a cada 6 meses.

 

Fonte: Rádio Vaticano

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
22/11/2015 - 02:09:23

No próximo dia 13 de dezembro, o Santuário Nacional realizará a abertura da Porta Santa em uma cerimônia presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. A abertura acontecerá durante a missa das 8h, que contará com um rito especial preparado pelo Pontifício Conselho para Nova Evangelização e aprovado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Neste dia, a liturgia católica, que vive o período do advento, celebra o domingo "Gaudete" (ou da alegria). Ao instituir esta data para a abertura da Porta, o papa deseja recordar aos fiéis que é da Misericórdia Divina que provém a alegria do cristão.

Para esta festividade o Santuário Nacional está preparando uma Porta Santa especial. Obra do artista sacro Cláudio Pastro, a peça está sendo idealizada desde o início do ano. Será feita em bronze, e terá as representações da Anunciação, do Bom Pastor e da parábola do Filho Pródigo. Na visão de Pastro, a arte contida na Porta Santa será teofânica: "Por meio da arte desta Porta nós desejamos passar o espírito do Bom Pastor, que em mistério no seu desenho, indica sua singela e interna alegria do Pastor no momento de encontro da sua ovelha. Não é uma alegria falsa, mas uma alegria interna, que também é a alegria do cristão.", salientou o artista.

A abertura da Porta Santa marca o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia. Anunciado pelo Papa Francisco no dia 13 de março deste ano, durante uma celebração penitencial em Roma, o acontecimento será, nas palavras do Santo Padre, um "Jubileu Extraordinário que terá como seu centro a misericórdia de Deus". 

Na bula de convocação para o Jubileu, intitulada "Misericordiae Vultus", Francisco estabeleceu as datas de abertura e encerramento do Ano, bem como solicitou que cada Diocese abra no seu território uma Porta Santa. Esta porta deve ser aberta "ou na Catedral, (...) ou na Concatedral, ou então numa Igreja de significado especial." (MV 3) O Pontífice pediu também que os grandes Santuários realizem a abertura da Porta no dia 13 de dezembro, data em que ele mesmo realizará a abertura da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, em Roma.

O Vaticano disponibilizou, por meio do site oficial do Ano da misericórdia, um mapa com a localização das "Portas da Misericórdia" pelo mundo. Cada Diocese pode assinalar sua Porta Santa pelo mesmo local. 

Além das portas das igrejas jubilares, o papa estendeu em dois casos as indulgências às pessoas que de uma forma ou outra estarão impossibilitadas de peregrinar até uma Porta Santa. O primeiro é direcionado aos doentes e idosos: a eles o Pontífice concede as indulgências jubilares desde que vivam este momento de sofrimento "com fé e esperança jubilosa, recebendo a comunhão ou participando na santa Missa e na oração comunitária, inclusive através dos vários meios de comunicação". 

Já o segundo é destinado aos encarcerados, que terão as indulgências "nas capelas dos cárceres, e todas as vezes que passarem pela porta da sua cela, dirigindo o pensamento e a oração ao Pai.", desde que arrependidos de seus crimes e pecados de coração sincero. Francisco afirma que este gesto "significa para eles a passagem pela Porta Santa, porque a misericórdia de Deus, capaz de mudar os corações, consegue também  transformar as grades em experiência de liberdade.".

Para lucrar as indulgências do Jubileu da Misericórdia, aliados à passagem pela Porta Santa nas igrejas jubilares, ou nos gestos destinados aos presos, doentes e idosos, os fiéis deverão realizar as condições habituais para a concessão de indulgências: a profissão de fé e a oração pelo Papa e pelas suas intenções . Esta oração será, pelo menos, um Pai-Nosso, mas podem-se-lhe acrescentar outras. Em particular, tendo em conta o espírito particular deste Ano Santo, sugere-se a bonita oração do Papa Francisco para o Jubileu e, para concluir o momento de oração, uma invocação ao Senhor Jesus Misericordioso (por exemplo, "Jesus Misericordioso, eu confio em Ti"). Como de costume, é preciso realizar também a confissão e a comunhão sacramental.

Porta Santa - É na tradição cristã próprio Cristo. "Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem" (Jo 10,9). É toda porta no espaço sagrado de um templo que representa Cristo, pois por Ele entramos no Seu mistério. Portanto, passar pela Porta Santa significa que temos o objetivo de nos renovarmos, um convite para entrarmos mais ainda no Mistério do Cristo que é o Mistério da Vida.
Na Igreja Católica a Porta Santa é celebrada junto aos jubileus, em geral, a cada 25 anos, mas é possível que o papa proclame um Jubileu Extraordinário, como fez o Papa Francisco, que promulgou o próximo ano como santo, para que seja "O tempo favorável, o dia da salvação" (2 Cor 6,2).

 

Fonte: Santuário Nacional Aparecida

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
11/11/2015 - 02:41:32

protomartires_do_brasil

Os Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, conhecidos como Protomártires do Brasil, podem ser canonizados em 2017, quando o Papa Francisco deve retornar ao Brasil por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O anúncio foi feito pelo Arcebispo de Natal (RN), Dom Jaime Vieira Rocha, em coletiva de imprensa na terça-feira, 3.

O Arcebispo esteve em Roma e participou de uma audiência com o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, no dia 27 de outubro. Na ocasião, abordou a possível canonização destes que serão os primeiros mártires santos nascidos em território brasileiro.

“Desde agosto, vínhamos mantendo contato com o Cardeal Dom Cláudio Hummes, que nos informou que o Papa pretende canonizar os Mártires mais antigos, não só os nossos, mas mártires de outras partes do mundo também”, afirmou Dom Jaime.

Ele informou que o Cardeal Amato lhe mostrou “um escrito do Papa pedindo que o processo de canonização fosse agilizado”.

De acordo com o Prelado, a Arquidiocese começará a intensificar as providências solicitadas pelo Cardeal Amato, que sinalizou a possibilidade de o Papa Francisco canonizar os Mártires Potiguares, em 2017, em sua provável viagem ao Brasil.

Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados por São João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, no ano 2000. Sua história remonta ao período em que holandeses calvinistas ocuparam territórios do nordeste do país, entre 1630 e 1654. Na época, quiseram obrigar os católicos a se converterem ao calvinismo e proibiram a celebração da Santa Missa.

Foi nesse contexto que, em 1645, católicos do Engenho de Cunhaú foram martirizados durante a Celebração Eucarística, de maneira violenta. Três meses depois, o caso voltou a se repetir em Uruaçu com crueldade ainda maior. Segundo relatos, nessa ocasião, o camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado pelas costas, mas, antes de morrer pôde gritar em alta voz: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”.

Capelinha de Fátima

Durante a coletiva, o Dom Jaime Vieira Rocha anunciou ainda que recebeu autorização para construir em Natal (RN) uma réplica da Capelinha das Aparições de Nossa Senhora de Fátima no Parque das Dunas, zona norte da capital potiguar.

Também no fim de outubro, o Arcebispo esteve em Fátima, Portugal, “com a finalidade de ter um contato com Dom Antônio Marto, Bispo de Leiria-Fátima”.

“Recebemos dele a autorização para construirmos aqui, no Parque das Dunas, zona norte de Natal, a réplica da capelinha das aparições de Nossa Senhora de Fátima”, contou o Prelado.

Segundo ele, Dom Antônio Marto também presenteou o Santuário de Fátima, em Natal, com uma imagem da Virgem de Fátima.

 

Fonte: Notícias Católicas

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
11/11/2015 - 02:41:58

entrevista_papa

“Wake Up! ” (“Desperta!”) é o título do disco de música pop-rock lançado na última quinta-feira pelo selo Believe Digital no Vaticano, o qual recolhe a voz do Papa Francisco pronunciando em italiano, inglês, espanhol e português alguns fragmentos dos seus discursos.

O disco contém onze temas musicais. Na elaboração também participaram dois compositores contemporâneos internacionais: Tony Pagliuca e Giuseppe Dati, que trabalhou, entre outros, com Laura Pausini.

Segundo informaram, o projeto recolhe antífonas e hinos sagrados da tradição musical cristã. No caso dos fragmentos dos discursos do Papa, estes provêm do arquivo sonoro da Rádio Vaticano.

Do mesmo modo, o título do álbum dá nome ao convite que o Papa Francisco fez aos jovens durante sua viagem à Coreia em 2014. “O Papa, de fato, quer que abramos os olhos e não deixemos de perguntar-nos acerca do fim e do sentido de todas as coisas”, indicaram os realizadores.

A primeira canção “Annuntio vobis gaudium magnum!”, recolhe parte do discurso pronunciado em 13 de março de 2013 na Praça de São Pedro, momentos depois de ser escolhido Pontífice.

O disco se completa com títulos como “Salve Regina”, “Por que as crianças sofrem?”, “Não deixem a esperança ser roubada!”, “A Igreja não pode ser uma ONG!”, “Wake up! Go! Go! Forward”, “A fé é inteira, não se liquidifica!”, “Paz Irmãos!” e “Santa família de Nazaré”.

Além disso, é acompanhado por um livreto de 24 páginas, o qual contém orações e os fragmentos dos discursos do Santo Padre no seu idioma original com traduções em inglês e em espanhol.

O disco pode ser adquirido em lojas ou através da plataforma iTunes:https://itunes.apple.com/us/album/pope-Francis-wake-up!-music/id1041029237

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
31/10/2015 - 11:18:07

casa_comum

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) refletiu, na manhã desta quarta-feira, 28, a respeito da Encíclica "Laudato Si: sobre o cuidado da casa comum". O texto, publicado pelo papa Francisco em maio deste ano, apresenta críticas ao consumismo e desenvolvimento irresponsável. Fala da mudança e da unificação global de ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

Na reunião, os bispos falaram sobre gestos concretos que já estão acontecendo nas comunidades do Brasil e discutiram formas de fazer com que a encíclica chegue nos diferentes âmbitos da sociedade.

O arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, ao tratar da questão da água, lembrou dos projetos de construção de cisternas no semiárido brasileiro como uma iniciativa que recebeu muita atenção da Igreja e da sociedade civil organizada. "O acesso à água, que é um bem comum, deve ser refletido", alertou. 

O bispo auxiliar de Manaus (AM), dom Mário Antônio, expressou preocupação com a contaminação da água na região. "Manaus está em situação de calamidade. Duas coisas nos preocupam: lixo e água contaminada", pontuou. Dom Mário recordou, ainda, a iniciativa de dom Roque Paloschi, na diocese de Roraima. Disse que o bispo mobilizou a capital, Boa Vista, para a coleta do óleo de cozinha.

O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, descreveu algumas ações realizadas na sede nacional da entidade. Citou a coleta seletiva do lixo, a implantação da energia solar no edifício e a motivação para que os colaboradores evitem o copo de plástico, usando canecas próprias, a exemplo do que acontece em instituições como a Adveniat e a Misereor.

Em Aparecida (SP), dom Darci Niccioli informou que estão plantando mais árvores no estacionamento do Santuário Nacional. Em Paranavaí, de acordo com o bispo diocesano, dom Geremias Steinmetz, cada paróquia assumiu o compromisso de realizar duas ações em favor da "Casa comum". A iniciativa é resultado da Assembleia Diocesana.

O Conselho Permanente da CNBB está reunido desde terça-feira, 27, para tratar de diferentes assuntos. O evento termina hoje, 29, com a realização de entrevista coletiva à imprensa pela Presidência da CNBB.

 

Fonte: CNBB

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

 

 

Por: Gutemberg Stolze
31/10/2015 - 11:19:01

OSSROM84513_Articolo

Na primeira leitura, São Paulo explica que os cristãos são vencedores porque "se Deus está conosco, quem estará contra nós?". Se Deus nos salva, quem nos condenará? Para Francisco, parece que o cristão tem "a força desta certeza de vencedor" nas próprias mãos como se fosse uma propriedade. Como se os cristãos pudessem dizer de maneira triunfal: "Agora nós somos os campeões!". Mas o sentido é outro: é o fato de que nada jamais "poderá nos separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor".

"Não é que nós somos vencedores sobre nossos inimigos, sobre o pecado. Não! Nós estamos ligados ao amor de Deus, que nenhuma pessoa, nenhuma potência, nada nos poderá separar deste amor. Paulo viu aquilo que este dom nos dá: é o dom da recriação, é o dom da regeneração em Cristo Jesus. Viu o amor de Deus. Um amor que não se pode explicar".

"Todo homem e toda mulher – acrescentou o Papa Francisco – pode rejeitar o dom", preferir a sua vaidade, o seu orgulho e o seu pecado. "Mas o dom existe":

"O dom é o amor de Deus, um Deus que não pode separar-se de nós. Esta é a impotência de Deus. Nós dizemos: "Deus é poderoso, pode fazer tudo!". Menos uma coisa: separar-se de nós! No Evangelho, aquela imagem de Jesus que chora sobre Jerusalém nos faz entender algo deste amor. Jesus chorou! Chorou sobre Jerusalém e naquele choro está toda a impotência de Deus: a sua incapacidade de não amar, de não separar-se de nós".

Chorou sobre Jerusalém que mata os seus profetas, os que anunciam a sua salvação. E Deus diz a esta cidade, mas a cada um de nós, a todos: "Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha recolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, e não o quiseste!". É "uma imagem de ternura. "Quantas vezes quis que se sentisse esta ternura, este amor, como a galinha com os pintinhos, e vocês não quiseram". Por isso – afirmou o Papa – São Paulo entende e pode dizer que está "convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem a altura nem a profundeza, nem qualquer outra criatura poderá nos separar deste amor":

"Deus não pode não amar! E este é a nossa segurança. Eu posso rejeitar aquele amor, posso rejeitar como fez o bom ladrão, até o fim da sua vida. Mas ali o aguardava aquele amor. O mais malvado, o mais blasfemador é amado por Deus com uma ternura de pai. E como diz Paulo, como diz o Evangelho, como diz Jesus: "Como uma galinha com os pintinhos". E Deus o Poderoso, o Criador pode fazer tudo: Deus chora! Neste choro de Jesus sobre Jerusalém, naquelas lágrimas, está todo o amor de Deus. Deus chora por mim quando eu me afasto; Deus chora por cada um de nós; Deus chora pelos malvados, que fazem tantas coisas ruins, tanto mal à humanidade… Espera, não condena, chora. Por quê? Porque ama!"

 

Fonte: Rádio Vaticano

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

 

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com