tv imprensa rádio imprensa /imprensananet /imprensananet /imprensananet (73) 98155-2730
Início Notícias Vídeos Eventos Coluna Vip Blogs Contato AlcobaçaBahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanCanavieirasEunápolisFeira de SantanaGuaratingaIbirapitangaIlhéusInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiMascotePau BrasilPorto SeguroPradoSalvadorTeixeira de FreitasVitória da Conquista
Por:
31/07/2025 - 21:08:50

 

O que antes parecia apenas uma aliança política estratégica, agora está se tornando um imbróglio jurídico de proporções nacionais. O prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, entrou oficialmente no radar da Polícia Federal, segundo fontes ligadas às investigações da Operação Overclean, investigação que sacode os bastidores do Congresso Nacional em Brasília e desmantela um esquema milionário de corrupção através de emendas parlamentares.

 

A conexão explosiva se da em virtude de que o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), aliado político de Belitardo nas últimas eleições, beneficiou o município com volumosas emendas parlamentares, incluindo recursos do chamado “orçamento secreto”, um dos focos centrais da operação da Polícia Federal que apura fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

 

Na época, o próprio Belitardo alardeava aos quatros cantos através de vídeos que o deputado estaria destinando R$ 35.000.000,00 (Trinta e Cinco Milhões de Reais) para a prefeitura de Teixeira de Freitas. Entretanto, a cituação é alarmante, uma das empresas beneficiadas em Teixeira de Freitas, a CAABA ENGENHARIA EIRELI, contratada para a construção de uma escola e uma quadra no bairro Ulisses Guimarães, que custou mais de 12 Milhões de Reias, a mesma escola em Salvador custou 4,5 Milhões de Reais, a empresa  pertence a José Moreira Pinto Netto, pai de Marcelo Andrade Moreira Pinto, ex-presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolivimento dos Vales do São Francisco) e alvo da 5º fase da operação Overclean, Estatal Federal que também está no epicentro da investigação e que teria sido comandada por indicados de Elmar Nascimento.

 

O QUEBRA CABEÇA COMEÇA A SE ENCAIXAR:

 

Marcelo Belitardo e Elmar Nascimento caminharam juntos politicamente nas últimas eleições em 2022, sendo inclusive um dos deputados federais mais votados do município. O deputado destinou milhões e milhões em emendas para o município, inclusive com repasses vinculados à Codevasf.

 

A Codevasf foi loteada politicamente por aliados de Elmar, entre eles, o diretor Marcelo Andrade Moreira Pinto, cujo pai venceu licitação em Teixeira e que se encontra preso fruto da 5º operação Overclean realizada pela Polícia Federal. O MP-BA já instaurou inquérito civil sobre a contratação da empresa CAABA pela prefeitura de Teixeira de Freitas.

 

O nome de Marcelo Belitardo entra de vez nos bastidores da investigação federal, devido a grande aproximação e intimidade com o deputado federal Elmar Nacimento que segundo a PF integra um esquema que funciona da seguinte forma: 

 

- Recursos públicos de emendas parlamentares eram direcionados para licitações. Servidores públicos facilitavam a vitória de empresas que, ao executar os serviços contratados, superfaturavam os contratos e, desta forma, aconteciam os desvios do dinheiro

 

 

Fonte: Zero Rora News

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com