Após queimada que devastou o “Vale dos Búfalos”, o Parque Nacional do Pau Brasil está agonizando com uma imensa queimada provavelmente de causa CRIMINOSA. Entidades ligadas à Prefeitura de Porto Seguro, Governo do Estado e Governo Federal se uniram em um verdadeiro mutirão para combater os diversos focos de incêndios florestais que atingem a região.

A prefeitura de Porto Seguro informou que a pedido da prefeita Cláudia Oliveira, foi solicitado reforço junto ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Ainda segundo informação da gestão municipal, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o próprio secretário Bené Gouveia permanecem próximos aos locais mais atingidos, acompanhando de perto as ações de combate às chamas.
A secretaria tem fornecido ainda ferramentas e todo o apoio logístico necessário aos brigadistas, como alimentação, água, combustível, primeiros socorros e produtos de higiene pessoal. A situação se agravou, sobretudo, em função do longo período de estiagem, com mais de 100 dias sem chover, e das altas temperaturas da estação.
Corpo de Bombeiros, técnicos e voluntários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Inema, Programa Bahia sem Fogo, Prevfogo, Ibama e ICMBio estão atuando bravamente para tentar conter os focos de incêndio, minimizando os efeitos contra as pessoas e o meio ambiente.
Apoio
O Condomínio Outeiro das Brisas, tem colaborado na coordenação da logística e disponibilização de alojamento para os brigadistas. No local, vários voluntários unem esforços no intuito de ajudar a diminuir os focos de incêndio, bem como no auxílio de resgate de amimais.
Empenho Coletivo
"Temos consciência da nossa responsabilidade e estamos empenhados em proteger esse rico patrimônio ambiental da Costa do Descobrimento, que tem importância fundamental para toda a humanidade. Agradecemos a todos os órgãos, pessoas, entidades e voluntários que estão nos ajudando nessa nobre missão, trabalhando e torcendo para que a situação volte à normalidade com a maior brevidade possível", diz a prefeita Cláudia Oliveira.
Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com