
O primeiro Seminário de Gestão Indígena de Porto Seguro realizado nos dias 11 e 12 de Agosto realizado na Aldeia Velha em Arraial D juda ficará registrado na história da Terra Mater do Brasil. Com a participação de Caciques, líderes indígenas de 19 Aldeias e centenas de "Parentes" o seminário contou ainda com a participação da Veracel através da Etnos Consultoria.

Também presente nos dois dias do evento, o poder público municipal através das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social as quais estão ativamente envolvidas no dia a dia das comunidades. Após o final do seminários a prefeita Cláudia Oliveira se reuniu com os Caciques e líderes indígenas para discutirem ações e fortalecimento da Superintendência indígena.

Na reunião a prefeita recebeu vários elogios pelo trabalho realizado junto às comunidades indídenas e também reinvidincações. A reunião também contou com a participação dos secretários, Gilvan Florenço (Administração), Aliomar Bittencourt (Agricultura), vereador e lider de governo Evair Fonseca além dos secretários e representantes do governo acima citados.

"Sabemos que a mulher tem um olhar diferente para os problemas que enfrentamos dia a dia, em 515 anos nunca nenhum gestor olhou dignamente para nosso povo, hoje temos a Superintendência Indídena que veio para agregar a melhorar a qualidade de vida do índio. Sabemos que as reinvindicações que aqui fizemos são poucas mediante ao tamanho deste município a muito abandonado por outras gestões, porém tenho certeza serão atendidas", declarou um Cacique Pataxó.

No seminário foram apresentado temas importantes como; Segurança e Drogas, Saúde e Habitação, a importância do CRAS, o Programa Bolsa Família, fortalecimento da Cultura e Tradições Indígenas, a importância do indio no Turismo Ecológico, Artezanato e Sustentabilidade. Na reunião após o seminário foi dado um importante passo para o fortalecimento indígena, Caciques e lideranças das Aldeias Pataxó deverão indicar um nome para uma vaga na Câmara Municipal nas próximas eleições.
Agradecimentos:
A Superintendência Indígena prestou o seguinte agradecimento - "O sucesso deste evento se deve à presenças dos secretários Pastor Erivaldo (Governo), Teresinha (Educação), representantes da Secretaria de Saúde; Técnica Responsável em Saúde Indígena Luzia Pataxo e a diretora do CAPS IA Thais Peral, Supervisor da Atenção Básica Gregório Batista, Tenente Coronel Serpa da Polícia Militar, representante da Veracel, representante da UFSB e do Governo da Bahia. toda a equipe da Superintendência de Assuntos Indígena, Conselho de Cacique e todos da comunidade da Aldeia Velha, parceiros do Grupo de Gestão em Sustentabilidade indígena - GGSI agradecemos a participação de todos, parabenizo a agradeço à Prefeita Cláudia Oliveira pelo comprometimento com as 19 comunidades Pataxo deste município", Juary Pataxó.

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com