tv imprensa rádio imprensa /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet (73) 98155-2730
Início Notícias Vídeos Eventos Coluna Vip Ingressos Blogs Contato AlcobaçaBahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanCanavieirasEunápolisFeira de SantanaGuaratingaIbirapitangaIlhéusInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiMascotePau BrasilPorto SeguroPradoSalvadorTeixeira de FreitasVitória da Conquista
Por: Gutemberg Stolze
09/05/2015 - 01:36:08
Ouvir áudio:

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (7/5), na Câmara Municipal de Porto Seguro, o primeiro dia do Ciclo de Debates – Cultura da Paz, Juventude e Convivência Cidadã , promovido pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, em parceria com a CMPS e demais instituições. O objetivo do evento é discutir a relevância da construção da Cultura da Paz, para minimizar os efeitos da violência em Porto Seguro.

A galeria do Legislativo ficou lotada por estudantes, professores e munícipes que foram conferir de perto palestras ministradas pelo Reitor da UFSB, Dr. Naomar Almeida, com o tema " Educação e Direitos Humanos"; pelo professor de Sociologia, Dr. Antônio Mateus Soares, que discorreu sobre "Diagnóstico do real, medo e clamor" e pela procuradora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Porto Seguro, Dra. Roselma Garcia Ribeiro, com o tema "Justiça e Direitos Humanos".

A mesa de honra foi composta pelos palestrantes citados acima, além do presidente da Câmara, vereador Elio Brasil (PT); da vice reitora da UNI Sul BA, professora Selma Soares e da representante da secretaria Municipal de Educação, professora Aldenir.

Estudantes

Em seu discurso, Elio Brasil agradeceu a todos pela presença e participação. "É uma honra recebê-los aqui, especialmente os estudantes das escolas municipais e das universidades. Esse projeto foi idealizado como de responsabilidade de todos os cidadãos, para tratar de uma questão emblemática, que é a violência e a cultura da paz", disse.

O presidente também falou sobre a relevância da UFSB para a juventude. "Frequentar uma escola de qualidade é o sonho de toda a juventude", declarou. O vereador assegurou que haverá continuidade dos debates para a inclusão social e o combate a violência. "Esse é apenas o primeiro ciclo de discussão. Em breve teremos outros debates para discutir as questões sociais relevantes e para que Porto Seguro volte a ser uma cidade tranquila para se viver", ressaltou.

Em seguida, conforme explicou o palestrante Dr. Naomar, "a Universidade está mais que solidária à campanha, a UFSB está engajada para que a cultura da paz deixe de ser uma proposta abstrata e se torne realidade concreta".

Estigma:

Já o professor de sociologia, Dr. Antônio Mateus, frisou que o primeiro passo para promover a cultura da paz é acabar com o estigma de marginalização e segregação nos bairros populares. Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Dra. Roselma, a sociedade está sufocada e apavorada com a bandidagem e é esse medo que provoca a impunidade. De acordo com a advogada, o poder público deveria conscientizar as pessoas mais carentes sobre os seus direitos.

Nas palavras da mediadora do debate, a jornalista e professora da UFSB, Dra. Penha Rocha, "a cultura da paz não é um conceito, é uma prática". O segundo dia do evento ocorrerá amanhã, sexta-feira (8/4), das 08h00 às 17h00 no auditório da Escola Valdivio Costa, no Baianão.

Presenças:

O evento contou com a presença dos seguintes vereadores: Antonio Miguel Ballejo (PV), Benedito Lima dos Santos – Bené do Arraial (PRTB), Danilo Siva Barbosa – Danilo Suprilar (PSB), Aparecido dos Santos Viana – Cido (PSD), Marcos Antônio Rodrigues dos Santos – Marcos Aurora (PSC) e Aldair Silva Andrade (PMDB).

 

Fonte: Câmara de Porto Seguro

Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com