Na última quarta-feira, 08 de outubro, equipes do IBAMA, FUNAI e do DPT - Departamento de Polícia Técnica da Bahia, realizaram cerca de 20 verificações de danos ambientais, após ação que teve como alvo, a 'Proteção do Bioma'. Como resultado, os crimes identificados foram submetidos em autuações e aplicação de multas.
Uma pessoa foi presa em flagrante por crime ambiental, uma motocicleta roubada foi apreendida dentro da área indígena. Outro suspeito conseguiu fugir para uma região de mata, abandonando o veículo, pertences pessoais e materiais utilizados para o consumo de drogas. Áreas com desmatamento e ocupações irregulares foram georreferenciadas, e os dados vão subsidiar novas ações de controle e responsabilização.
A operação é coordenada pela Força Nacional de Segurança Pública, com apoio da Polícia Federal, FUNAI, IBAMA, DPT e da 3ª Companhia da Polícia Militar de Arraial d’Ajuda. O trabalho foi autorizado pela Portaria nº 989/2025 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que prevê o emprego da Força Nacional na proteção do bioma e do território indígena no extremo sul da Bahia.
Homologada em abril de 2024 pelo Decreto nº 12.000, a Terra Indígena Aldeia Velha pertence ao povo pataxó e tem sido alvo de ações de proteção ambiental. A integração entre os órgãos reforça o compromisso com a preservação do bioma local e a defesa dos direitos dos povos originários.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com