
COMUNICADO
As forças de segurança presentes no Extremo Sul, que compreendem a Polícia Militar da Bahia (por meio do CPR-ES e unidades de seu orgânico), a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e, mais recentemente, a Força Nacional, têm atuado de forma coordenada e integrada, a fim de preservar a ordem pública e a incolumidade de todos.

No dia 18/09/2025, guarnições da Força Nacional, que tem atuado na região especialmente na mitigação de conflitos agrários e na proteção dos povos originários, foram acionados por volta das 23h para atender a uma ocorrência na Aldeia Vale das Águas, território indígena Pataxó Barra Velha do Monte Pascoal (cuja área de responsabilidade pertence ao 8° BPM).

No chamado, uma liderança indígena informou, mediante publicação em rede social, que a aldeia estava sob ataque de pistoleiros, que desde às 21h do dia 18/09 estavam sendo alvo de disparos e que, mesmo após, chamado, "nenhum efetivo policial chegou ao local".

Ocorre que se trata de informação INVERÍDICA, visto que, por volta das 23h, as equipes da Força Nacional foram acionadas e deslocaram de imediato ao local. Ao chegar, realizaram o patrulhamento e varredura nas imediações, não encontrando qualquer indício de invasão, de disparos ou projéteis de arma de fogo.

Ademais, permaneceram até a tarde do dia 19/09 no local, mantendo contato com os habitantes a fim de obterem informação sobre os supostos ataques. Toda a ação foi registrada em ocorrência, bem como realizados registros fotográficos com data e horário que atestam a ação policial.
Por esse motivo, as forças de segurança rechaçam veementemente qualquer ataque ou tentativa criminosa de descridibilização das ações policiais, que estão imbuídas no fiel cumprimento de sua missão e dever institucional. Reiteram, ainda, a relevância da ação de presença e o caráter preventivo do policiamento realizado na região.
ASCOM - 8° BPM de Porto Seguro
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com