Com a maior população do Extremo Sul da Bahia, titulo alcançado ao ultrapassar Teixeira de Freitas no último 'Senso do IBGE', Porto Seguro terá uma eleição bastante movimentada em 2024. A menos de um ano para o peito municipal, a 'Oposição' se prepara para enfrentar o atual prefeito Jânio Natal que já declarou ser candidato à reeleição.
Ao assumindo seu mandato em janeiro de 2021 em 'Plena Pandemia da Covid-19', Jânio Natal ainda teve outro outro grande desafio, a defesa do Art 5º da Constituição Federal, que garante o direito de ir e vir. Ou seja, naquele momento, o prefeito não só adotou medidas sanitárias, tais como a obrigatoriedade do uso da mascara, construção do Hospital Covide no Arraial d´Ajuda e campanha 'maciça' de vacinação, Jânio Natal se prosicionou e enfrentou o governo do estado em defesa ao funcionamento do comércio.
Jânio ainda enfrentou dois anos consecutivos de desastres causados pelas fortes chuvas em 2021, com a interdição total da estrada que dá acesso ao Distrito de Caraíva, via que apesar de ser estadual, recebeu investimento 'exclusivo do município' em uma obra complexa que resolveu definitivamente o problema de enchentes que a anos ocorria no local. Em 2022, novo desastra causado pelas chuvas também assolou o município, causando caos na iluminação de Trancoso e destruição na ladeira do Paraguai.
Importante salientar que o enfrentamento à Covid-19, desastre ocasionado pelas chuvas em 2021 e 2022, foram custeados única e exclusivamente com recursos municipais, ou seja, sem ajuda do governo federal ou estadual. Ações como estas e muitas outras, credencia Jânio Natal como forte candidato às eleições municipais 2024.
Oposição
Na disputa pela vaga do 'Executivo Municipal', nomes como Luigi Rotuno e da deputada estadual Cláudia Oliveira surgem com principais adversários de Jânio Natal;
Luigi Rotuno
O empresário italiano que teve 11.589 votos nas eleições municipais de 2020, votos que são frutos a investimento do empresário em associações, além do investimento no marketing pessoal. Uma estratégia que busca criar uma relação de aproximação e empatia com moradores da periferia, e, que também serve para esconder alguns escândalos do político como empresário.
Cláudia Oliveira
A deputada e ex-prefeita de Porto Seguro surge com a principal concorrente do prefeito Jânio Natal, entretanto, a viabilidade de sua candidatura depende do apoio o governo do estado (PT), uma vez que Cláudia perdeu importantes lideranças políticas que hoje estão com Jânio. Além disso, Jânio Natal tem buscado o apoio do governador Jerônimo Rodrigues.
Eleita deputada estadual em 2022, a vaga de Cláudia Oliveira se deve, segundo especialistas, não apenas aos 49.944 votos, uma vez que a previsão do partido PSD era de eleger seis ou no máximo sete deputados. Entretanto, com o posicionamento do candidato ACM Neto, o qual praticamente desistiu da sua campanha para não beneficiar Bolsonaro, atitude que fez seu partido, o União Brasil, ter um péssimo desempenho nas urnas, votos que teriam migrados para o PSD, possibilitando que o partido eleger nove deputados, Cláudia foi a nona.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com