Professores da rede publica municipal de Itapebi, no extremo-sul da Bahia, invadiram a prefeitura da cidade em protesto. O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira 06/11, os profissionais da educação buscam soluções imediatas de problemas com os salários.
Os manifestantes reivindicam o salário referente ao mês de Outubro e o 13º salário que no município é pago sempre no mês de aniversário do servidor. Até o momento os professores que aniversariam nos meses de setembro e outubro estão sem previsão de receberem o “décimo”.
Outra reclamação é que vários professores que fizeram empréstimos consignados já estão com seus nomes no SPC. "A prefeitura desconta todos os meses o valor do empréstimo em nossos salários, mas não repassa ao banco. Vários professores já receberam uma comunicação do SERASA e estão com o nome sujo", disse o professor.
Os professores fizeram cartazes e uma passeata pelas ruas da cidade. Após a passeata, a recepção da prefeitura foi tomada pelos professores que buscaram uma solução junto ao Secretário de Educação, Jurailton Abreu.
Os servidores vão realizar uma assembleia no auditório da Câmara de Vereadores de Itapebi na tarde desta quarta-feira 06/11, em seguida haverá uma mobilização com concentração na Praça Fênix.
O Imprensananet.com conversou com o Secretário de Educação Jurailton Abreu “Todos sabemos que os municípios baianos sofrem com perda de arrecadação, aqui em Itapebi a situação se complicou com o inchaço da folha e o débito assumido da gestão passada. Porém mesmo com estes problemas estamos nos empenhando ao máximo para minimizar e sanar todos os pagamentos”.
Jurailton falou ainda que o pagamento que os servidores reivindicam é o salário de mês outubro e que o mesmo estará na conta dos professores no mais tarda amanhã quinta-feira 07/11.
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com