Itapebi – Foram encontrados por populares na cidade de Itapebi, vários Urubus e Cães mortos com suspeita de envenenamento.
As mortes das aves e de cães começaram no ultimo sábado 26/10, fato este vinculado no site itapebiacontece.com. Na manhã desta terça-feira 30/10 dois Veterinários e um Agrônomo da ADAB estiveram no local para constatar os fatos e tomar algumas medidas.
Moradores encontraram vários Urubus em todas as localidades, principalmente no aterro sanitário do município.
Há uma suspeita que os Urubus e os Cães, comeram vísceras de gado possivelmente envenenadas que foram jogadas no aterro sanitário.
O veterinário Dr. Antonio Sergio Paraíso de Souza, informou que, a analise toxicológica do material é de competência do Estado "Iremos oficializar esta visita, os documentos aqui gerados sarão encaminhados ao IBAMA .
O IBAMA realizara as investigações nescessária e após a conclusão um relatório será encaminhado ao escritório da ADAB. O Doutor Sergio disse ainda que iria solicitar da proprietária da Fazenda onde ocorreu o suposto envenenamentos das aves e animais, que retire o gado daquela localidade para evitar contaminação do rebanho
O Drº Claudio Vermelinger que é Veterinário e Gerente da ADAB em Eunapolis, ressalta que isso que está acontecendo é consequência também do abate clandestino, são pessoas que abatem o gado de forma inadequada e ilegal em seguida descarta os dejetos e carcaças em locais imprópios.
Na tarde desta terça-feira (29) uma equipe da limpeza publica da prefeitura de Itapebi recolheram os Urubus e os Cães mortos e realizaram uma incineração. O Secretário de Agricultura e meio Ambiente de Itapebi Luiz Leis(Lula da EBDA) informou que estará acompanhando as investigações para tranquilizar a população
Nossa reportagem falou com Luiz Reis, secretario do meio ambiente e agricultura de Itapebi que relatou ter comunicado a ADAB e também ao IBAMA devidos os animais serem silvestre. Disse também que foi feito um registro na delegacia, devido a suspeita de envenenamento quer é caracterizado como crime.
A policia trabalha nas investigações do crime.
Fonte: Itapebiacontece / Via 41
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com