O Projeto Lápis na Mão é promovido pela TV Santa Cruz em parceria Pró Ler, UESC e outros parceiros.
Em Itapebi a TV Santa Cruz entrou em contato com Renildo Barbosa de Brito Gestor Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação. Com o convite a Secretaria de Educação mobilizou os alunos da rede Pública de Ensino que se empenharam e a participaram de forma efetiva.
Para participar deste projeto o Secretário de Educação Jurailton Abreu enviou os representantes, Kátia Silene Moraes Coordenadora Pedagógica(Fundamental I) e Renildo Barbosa de Brito Gestor Técnico Pedagógico para formação e aprendizado.
Kátia Silene e Renildo Barbosa inseriram o projeto nas escolas do município através dos diretores e coordenadores de cada escola. As escolas que participaram da fase classificatória foram: Almir Stolze, Maria Gerosina, Terizinha Ribeiro, Esmeraldo Costa Santos no distrito de Caiubi, Juarez Cardoso no distrito de Ventania, Tia Rita e as escolas do campo (Pasquale Magnavita, Conceição Tirone, Eric Heagler, Treze de Maio e escola Vencedora.
No início do projeto cerca de mil alunos participaram com seus desenhos e redações. Após fases eliminatórias foram escolhidos desenhos e redações de um aluno por série. Naiane Souza Batista (18 anos) e Raquel Santana Pessoa (20 anos) foram escolhidas por se destacarem em suas redações
Naiane e Raquel informam ao Imprensananet.com que inicialmente participaram do projeto apenas no intuito de obterem uma boa nota em seus currículos escolares. Naine que é moradora da Fazenda Itazu no distrito de Caiubi e participa do EJA no período noturno e percorre quase 2 KM andando para chegar na escola.
Diretor Enival Ramos do Rosário
O Enival Ramos do Rosário, diretor da Escola Esmeraldo Costa Santos; "Eu fiquei muito alegre por alunas da zona rural se destacar em redação entre mais de mil alunos da rede publica municipal" Enival do Rosário
Enival e Katia informaram que a vitória dos alunos é muito mais expressiva porque Itapebi disputou as vagas com vários municípios do sul e extremo sul baiano. Na segunda fase se classificaram Naiane e Raquel de Itapebi, Sirlene de Itamaraju, Graciele e Kelle de Teixeira de Freitas, André, Eliana, Maria Cristina, Nilane e Roberti de Itabuna.
A fase final do projeto acontece hoje quinta-feira 24/10 na Estação Veracel em porto Seguro. O imprensananet divulgará os ganhadores aqui no site.
Premiação:
1º Colocado - 1 Notbook, 1 Mochila e Certificado
2 Colocado - 1 Smartphone, 1 Mochila e Certificado
3º Colocado - 1 Câmera Digital, 1 Mochila e Certificado
Sustentabilidade é um tema em ampla discussão na sociedade atual. A exploração desordenada dos recursos naturais e a ação irresponsável do ser humano têm causado transformações perigosas ao meio ambiente e à vida na terra. Desta forma, torna-se cada vez mais urgente a conscientização da sociedade acerca dos problemas ecológicos que atingem o planeta para que seja possível reverter o quadro sem comprometer ainda mais as condições de vida na terra.
Ciente que Educação é a base para o desenvolvimento sustentável, a TV Santa Cruz desenvolveu o projeto Lápis na Mão que, em 2013, chega a sua quarta edição. Com o tema: “Preservar é atitude. Quem lê, sabe”, o projeto pretende, envolver estudantes, professores e comunidades do sul e extremo sul da Bahia em um só objetivo: propor uma reflexão sobre a importância de pensar de forma sustentável e promover a adoção de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano.
Assim, o Projeto Lápis na Mão cumprirá o seu papel de estimular ideias sustentáveis, que se transformam em projetos, e por fim em atitudes conscientes.
O projeto Lápis na Mão será executado entre 09 de setembro e 06 de novembro e contempla três ações: o Concurso de Desenho e Redação, o Desafio Mãos da Esperança e o Concurso Escola Cidadã. A seguir, conheça as ações propostas.
Proposta: Mobilizar alunos e professores a desenvolverem o hábito da leitura, escrita e criatividade por meio do debate de temas relevantes para a comunidade em geral e consequentemente estimular a realização de Desenhos e Redações, que irão participar do Concurso, sendo reconhecidos ao final os melhores trabalhos dos alunos e do professor parceiro.
Proposta: Despertar nas comunidades de Itabuna e Ilhéus (bairros, escolas, faculdades, grupos religiosos, etc.) a importância da prática da leitura para transformação da sociedade, por meio de ações com baixo custo, em seus bairros, sendo reconhecido ao final o bairro que mais se destacou em sua ação.
Proposta: Estimular escolas a desenvolverem estratégias de sensibilização e mobilização para o debate do tema do Projeto tanto no ambiente escolar quanto fora dele, sendo reconhecida ao final a escola que mais se destacou em sua ação.
Por Gutemberg Stolze – Imprensananet.com