A campanha que acontecerá até o dia 31 de outubro espera atender todas as mulheres do município, para isso, também haverá atendimento nos distritos de Caiubi e Ventania.
O mutirão acontece na Clinica da Mulher e envolve todas as equipes de PSF do município, na segunda-feira 12/10, o atendimento na clínica ficou por conta da equipe do PSF Eduardo Sarquís que atendeu 51 mulheres.
Na terça-feira foi à vez da equipe do PSF Alípio Mota que prestou atendimento a 15 mulheres. Nesta quarta 16/10 a equipe da Enfermeira Thamyres Porto do PSF Nilton prestará atendimento na Clínica da Mulher até o final do dia.
Os atendimentos:
Durante o mutirão as pacientes terão os seguintes procedimentos:
Palestra Câncer de Mama – Laís Rodrigues, Fisioterapeuta do NASF (Núcleo de Apoio á Saúde da Família)
Exame Preventivo
Distribuição de materiais informativos
Orientação para realização do autoexame das mamas.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.
No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa. Hoje o Outubro Rosa é realizado em milhares de cidades por todo o mundo.
No Brasil o Outubro Rosa teve seu início oficial 2008, em amio daquele ano o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio.
Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. No estado de São Paulo todo ano são realizados 2(dois) mutirões de mamografia sendo, um em maio e o outro em novembro.