Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
06/05/2025 - 16:01:34

 

Nas últimas 24 horas, moradores do município de Itapebi e cidade circunvizinhas, além de motoristas e empresas de transporte de carga e passageiros, têm vivido momentos de transtorno e tensão, devido o 'Bloqueio Total' da ponte sobre o Rio Jequitinhonha. Medida atrasada, porém, necessária para que se evite uma grande tragédia.

 

Enquanto vídeos dos desvios em estrada de chão com engarrafamento maximizado pela chuva e imprudência de motoristas viralizam pelas Redes Sociais e veículos de comunicação, nada é dito em relação às causas, responsabilidade e morosidade de ação efetiva ao eminente risco de desabamento e possível tragédia caso o fluxo de veículos não fosse interrompido.

 

Culpa da Veracel Celulose?

 

É importante lembrar que, em 2013, a Veracel Celulose iniciou a colheita de eucalipto na região dos Distritos de Santa Maria Eterna e Boca do Córrego, e na época, para baratear os custos com transporte, a empresa tentou passar com as carretas tritrem por dentro da cidade de Itapebi. Em respostas, moradores iniciaram um movimento para que a Veracel iniciasse a 'Duplicação da Ladeira' de acesso À BR-101 e a construção de um 'Trevo' adequado para evitar acidentes, entretanto nada foi feito e as carretas iniciaram o tráfego. 

 

Indignado com a falta de responsabilidade da empresa, o Imprensananet.com denunciou o risco eminente de acidente, uma vez que vans, caminhonetes e ônibus que acessão a ladeira, ocupam parte da pista para fazer a subida, o que ocasionaria acidentes graves. Após a repercussão do vídeo, um diretor de 'Segurança do Trabalho' da Julio Simões, empresa proprietária das carretas, determinou o cancelamento imediato do tráfego por dentro da cidade. Assista o vídeo.

 

 

Por 10 longos anos, a Veracel Celulose utilizou a ponte sobre o Rio Jequitinhonha para transportar sua plantação de eucalipto, carretas bitrem que transportam pesso acima da 'tara' suportada pela ponte, em especial, durante os períodos chuvosos, onde, o peso da madeira encharcada pela água, chega a aumentar em até 50%. Entre 2013 e 2023, a degradação da ponte cresceu enormemente, importante salientar que, mesmo antes de iniciar o transporte de eucalipto pela ponte, já se falava em reforma o construção de outra ponte.

 

Em 2023, a Veracel inaugurou uma ponte no município de Belmonte, não só diminuindo o percurso de sua colheita até a fábrica, como também, deixando a 'Carcaça' da ponte sobre o rio Jequitinhonha em seu atual estado. Agora ficam as perguntas;

 

- Qual contribuição a Veracel Celulose vai dar na recuperação ou construção de uma nova ponte?

 

- Quais os reais responsáveis em negligenciar a passagem de carretas bitrens na ponte, com peso acima do permitido?

 

- Qual o real papel do DNIT no recebimento de denúncias em relação ao colapso da ponte e a demora em adotar as devidas providências?

 

- Qual o papel do município de Itapebi, o qual em nenhum momento se manifestou pela recuperação da ponte em detrimento à segurança dos seus munícipes?

 

O Grupo Gi, através do portal Imprensananet.com, seguirá monitorando este caso, assim, assim como em 2013, ou seja, à precisamente 12 anos. Lembrando, que nos orgulhamos de  poder ter colaborado com esta interdição, uma batalha iniciada em dezembro de 2024 ao denunciar o risco eminente de desabamento, evitando assim uma grande tragédia.

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com