Um grafite do menino sírio Aylan Kurdi, encontrado morto em uma praia da Turquia, surpreendeu moradores da zona industrial de Sorocaba (SP) na manhã desta sexta-feira (4). O registro do desenho foi feito por uma motorista que passava pela rua Paulo Varchavtchik, no bairro de Aparecidinha.
De autoria desconhecida, a imagem foi feita em um painel próximo a uma área de chácara ocupada com algumas casas construídas de forma improvisada. O grafite mostra a criança deitada de bruços, da mesma forma como foi encontrada na praia da cidade turca de Bodrum. Em volta do desenho do menino a palavra "paz" foi escrita diversas vezes, ao lado de "abandonados"
Fotografia chocou o mundo
A fotografia tirada na quarta-feira (2) chocou pessoas em várias partes do mundo e virou símbolo da crise migratória que já matou milhares de pessoas do Oriente Médio e da África, que tentam chegar à Europa para escapar de guerras, perseguições e da pobreza.
O corpo do menino apareceu em Bodrum depois que duas embarcações com imigrantes naufragaram. As duas embarcações haviam partido de Bodrum e tentavam chegar à ilha grega de Kos, anunciaram as autoridades locais.
A imprensa turca identificou o menino como Aylan Kurdi, de 3 anos. Seu irmão, de 5 anos, também morreu. Eles seriam da cidade de Kobani, na Síria, devastada pelo conflito entre o Estado Islâmico e forças curdas.
A criança foi enterrada nesta sexta-feira (4). Os corpos foram levados para Suruc, uma cidade turca fronteiriça com Kobane, sob estritas medidas de segurança e acompanhados pelo pai, Abdullah Kurdi, que não quis mais continuar sua viagem até o Canadá, mesmo tendo sido convidado oficialmente pelas autoridades do país. "Eu dava a mão a minha mulher, mas meus filhos me escaparam pelas mãos", contou o pai da família, Abdullah Kurdi, na quinta-feira à agência turca Dogan.
Grave crise
O mundo enfrenta a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, segundo organizações como a Anistia Internacional e a Comissão Europeia. Mais de 350 mil imigrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro deste ano e mais de 2.643 pessoas morreram no mar quando tentavam chegar à Europa, segundo dados da OIM (Organização Internacional para as Migrações).
Fonte: G1
Por - Francele Alves - Imprensananet.com