tv imprensa rádio imprensa /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet (73) 98155-2730
Início Notícias Vídeos Eventos Coluna Vip Blogs Contato AlcobaçaBahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanCanavieirasEunápolisFeira de SantanaGuaratingaIbirapitangaIlhéusInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiMascotePau BrasilPorto SeguroPradoSalvadorTeixeira de FreitasVitória da Conquista
Por: Gutemberg Stolze
11/11/2025 - 21:31:31

 

Os governos Paraguai e da Argentina classificaram o CV e o PCC  como “Organizações Terroristas Internacionais e Organizações Narco Terroristas”. Com estas classificações, os dois países declaram 'guerra' contra as facções.

 

No Paraguai a classificação foi feita por meio de decreto assinado pelo presidente Santiago Peña em 30 de outubro de 2025. Na Argentina, o presidente Javier Milei, incluiu as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) no seu “Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo”.

 

No Paraguai, o Ministro da Defesa, Óscar González, afirmou que com essa declaração, as Forças Armadas do Paraguai estão legalmente habilitadas a atuar contra essas organizações terroristas no território nacional, com respaldo jurídico para “enfrentar” esses grupos. 

 

  • A lei mencionada (Lei 1337, paraguaia) teria sido alterada para incluir “ameaça interna” no âmbito de atuação das Forças Armadas, segundo o ministro.

 

  • A declaração de terroristas concede ao Estado paraguaio poderes ampliados de investigação, cooperação internacional, prisão e combate, mas isso não equivale a um mandado público para “extermínio” extrajudicial.

 

  • As fontes falam de atuação sob “controle do Ministério Público e órgão jurisdicional” no caso de Forças Armadas em âmbito interno.

 

Marco Terroristas na Argentina

 

A Ministra da Segurança Argentina, Patricia Bullrich, afirmou que “o país declarou essas duas organizações como narcoterroristas”.

 

  • Com a classificação, o governo mostra que o foco imediato é intensificar vigilância de fronteiras e controles migratórios, observando como essas facções podem atuar transnacionalmente;

 

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com