Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Bárbara Daniely
03/06/2023 - 09:21:27

 

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, não está nada entusiasmada com a situação econômica da Europa. Neste sábado, 3, ela apresentou suas projeções para a inflação do continente no curto e médio prazo.

 

 

“Projetamos que a inflação na União Europeia deve ficar acima das metas do Banco Central Europeu além de 2024″, afirmou Kristalina ao participar de evento na Croácia, segundo informações da Agência Estado. Nesse sentido, ela endossou: acredita que o bloco econômico enfrentará uma fase de inflação “dolorosamente alta”.

 

 

De acordo com a executiva, o problema inflacionário se dá, sobretudo, em razão do prolongamento da guerra na Ucrânia. O conflito no leste europeu segue ativo desde que, em fevereiro de 2022, tropas russas invadiram o leste do território ucraniano.

 

Inflação no leste europeu

 

A análise de Kristalina foi além da União Europeia. Segundo a executiva do FMI, os países do sudeste e da área central da Europa devem ver suas economias crescerem aquém do que era esperado. Para ela, o Produto Interno Bruto de 2024 dessa região vai avançar 3,5% abaixo do que era aguardado em 2020. Impacto de cerca de € 50 bilhões em cinco anos.

 

As estimativas dela não levaram em consideração os dois países em guerra, além de Belarus

 

“A recuperação fraca, inflação persistente e alta incerteza significa que a região continuará enfrentando tempos difíceis”, afirmou Kristalina. Diretora-geral do FMI, ela é natural da Bulgária, país do leste europeu'.

 

Fonte: Revista Oeste

Por - Bárbara Daniely / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com