Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
19/02/2022 - 23:58:47

 

 

Às vésperas de inicio da pré-campanha eleitoral 2022, as negociações em busca de voto chega à Eunápolis com uma notícia no mínimo ASSOMBROSA. O líder político como maior quantidade de processos, condenações no Sul e Extremo Sul da Bahia, o ex-prefeito Robério Oliveira, preso na Operação Fraternos é cotado para assumir a SEAP - Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.

 

 

Legalmente e moralmente Robério Oliveira não poderia assumir nenhum cargo público devido às condenações e processo pelo qual é acusado, entretanto, o governador Rui Costa estaria oferecendo o cargo em uma negociação em busca de votos do grupo de Robério. Junto com a negociação está a candidatura da ex-prefeita Cláudia Oliveira à Deputada Federal.

 

 

A candidatura de Cláudia Oliveira é apenas uma forma de tentar manter o patrimônio político do 'Grupo Oliveira', barganhar cargos e enganar os eleitores desinformados. A conta é muito simples, no auge 'DOS OLIVEIRAS', a maior votação foi nas eleições estaduais de 2010 quando Cláudia Oliveira foi eleita com 58.059.

 

 

Após vários escândalos de corrupção, 'Operação Gênesis' a qual investigou contratos no valor aproximado de 33 milhões, os quais a justiça afirma que foram desviados cerca de 30% do valor. 'Operação Fraternos', contratos com valor superior a 200 milhões de reais, investigação que levou o casal Cláudia e Robério Oliveira para a prisão.

 

 

Após tudo isso, sem mandato, para ser eleita pelo PSD como deputada federal, Cláudia Oliveira precisa de no mínimo 100 mil votos, quantia impossível de se obter em circunstâncias normais. Ou seja, uma candidatura de alinhamento e acordos políticos.

 

 

O responsável pela articulação no governo estadual, o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), afirmou na segunda-feira (14) que Robério Oliveira assumiria a vaga deixada por Nestor Duarte. O substituto de Nestor Duarte na SEAP - Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização deve ser anunciado na próxima semana.

 

Prisão

 

A Polícia Federal prendeu em 15/06/2021, os ex-prefeitos José Robério Oliveira e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro respectivamente, mais quatro investigados na Operação Fraternos, que teve por objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por fraudar e desviar, por meio de “laranjas”, quantia considerável em contratos de mais de R$ 200 milhões através de licitações realizadas pelas prefeituras dos municípios baianos de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, entre os anos de 2008 e 2017.

 

Esquema de corrupção 

 

Os alvos da Operação Fraternos respondem pela prática dos delitos de Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Peculato, Organização Criminosa, Fraude a Licitações e Lavagem de Capitais. O montante de R$ 200 milhões foi divulgado pela PF em 2017, como tendo sido desviados pelos três então prefeitos, na deflagração da primeira fase da Operação Fraternos.

 

Campeão de processos

 

Em breve pesquisa no site Jusbrasil, pode ser constatado a quantia de 333 processos em desfavor à José Robério Batista de Oliveira nos Diários Oficiais. A maioria é do TJBA, seguido por STJ. Desses processos encontrados, O Município de Eunápolis foi a parte que mais apareceu, seguido por Ministério Público do Estado da Bahia.

 

 

Com informações do EunaNews

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com