Em viagem oficial à Brasília, o prefeito Agnelo Santos e a Sec. de Saúde Márcia Quaresma participaram de reunião com Adeilson Loureiro, assessor do Ministro de Saúde Ricardo Barros. Na oportunidade, o prefeito apresentou números atuais que demonstram o custeio da saúde no município, despesas maiores que a receita.
No relatório, a arrecadação do município junto à federação e estado é insuficiente para manter os serviços de saúde em Cabrália. Após uma reunião bastante produtiva, prefeito e secretaria voltam a Cabrália satisfeitos e otimistas no aumento dos repasse que poderão dar um avanço significativo nas melhorias ao atendimentos ao povo cabralienses.
ANVISA
Ainda em Brasília, a Sec. de Saúde Márcia Quaresma participou da Conferência Livre da ANVISA, a secretária representou o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia (COSEMS BA). Com diálogos discussões sobre a, 1ª Conferência Nacional de Vigilância Sanitária em Saúde, o encontro formulou propostas para definição das diretrizes para a Política Nacional de Vigilância Sanitária em Saúde.
Na conferência, as principais abordagens foram; Território Costa do Descobrimento, intersetorialidade, participação social, financiamentos, planejamentos e qualificação profissional. “A saúde é sem sombra de dúvidas umas das prioridades do nosso governo, em pouco mais de 5 meses de governo a população de Cabrália reconhece as melhorias, o Mutirão de Cirurgias ajudou a desafogar a demandas de cirurgias pendentes, entretanto é preciso melhorar nossa arrecadação, algo que estou bastante otimista”, declarou Agnelo Santos.
Por: Gutemberg Stolze – Imprensananet.com