O Circuito do Forró na Praia de Aracacaí reuniu milhares de pessoas para assistir as apresentações das três Quadrilhas Juninas finalista do 1º Concurso de Quadrilhas do Tonhão Cabrália. A tradição dos concursos e festivais de quadrilhas juninas é garantia de público e satisfação em todo o Nordeste, uma tradição junina resgatada pelo Tonhão.
As três finalistas, Vila Orádia, Jacira Benfica e Sem Preconceito (Coroa Vermelha), encantaram o público presente, uma mistura de cores, criatividade, animação e muita energia levou a plateia ao delírio. Após a votação, as grandes vencedoras foram; em 3º Ligar Vila Orádia, em 2º Lugar Jacira Benfica e a grande campeão, Sem Preconceito de Coroa Vermelha.
Para fazer a entrega da premiação, o prefeito Agnelo Santos contou a presença da primeira-dama Luiza Peixoto, do Deputado Federal Cláudio Cajado, secretários e vereadores da base aliada. Durante a entrega da premiação, o prefeito Agnelo e o deputado Cláudio Cajado anunciaram conquistas importantes para o município de Cabrália.
Agnelo Santos destacou a atuação de Cajado que em 5 meses já destinou emendas parlamentares no valor superior a 2 milhões de reais, dentre estes valores, foi liberado a poucos dias 1 milhão em pavimentação e 400 mil reais para construção de 40 banheiros. Cláudio Cajado também anunciou a convocação do prefeito que irá a Brasília assinar convênio para a implantação da Escola de Referência Indígena a ser instalada no Distrito de Coroa Vermelha.
Abrindo os shows da terceira e última noite do Tonhão, a Banda Cheiro de Forró apresentou seu novo show “Forró Fungado”. Comandada pelo Sanfoneiro José Carlos e sua filha Cristiane, a Cheiro de Forró é unanimidade por onde passa, com estrutura invejável e músicas autorais, a Banda Cheiro de Forró é considerada a melhor banda de forró do interior da Bahia.
Quadrilha junina
No Brasil, a quadrilha foi originalmente chamada de "Quadrilha de Arraiais", presente nas comemorações das festas juninas, surgiu inicialmente no Sul do Brasil, mas, foi no Nordeste com o forró que a contradança se tornou popular e posteriormente do patrimônio cultural do Brasil.
Por: Gutemberg Stolze – Imprensananet.com