Uma boa notícia: em uma iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália através das secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Infraestrutura representadas por seus secretários Guto Jones, Euclides Senna e Geraldo Gordilho, a vila está se preparando para a implantação do programa Bandeira Azul que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.
O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) e conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC e junto ao projeto vem a qualificação dos trabalhadores em turismo, melhorias ambientais, adequação do espaço onde chegam escunas e chalanas no encontro do rio com o mar, entre outros requisitos. A nossa vila poderá ser a primeira praia no sul da Bahia com esta certificação e as já certificadas no Brasil são Praia do Tombo (Guarujá, SP), Prainha (Rio de Janeiro), Praia Grande (Governador Celso, Santa Catarina), Lagoa do Peri (Florianópolis, Santa Catarina) e Praia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe (Ilha do Frade, Salvador, Bahia).
O Programa teve início em 1987 na Europa (no Brasil a partir de 2004) e é aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas, sendo necessário a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa. A certificação Bandeira Azul será sempre outorgada à municipalidade onde se localiza a praia que cumpra todos os critérios.
O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional: a Bandeira Azul. Obter a Bandeira é uma grande responsabilidade que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável.
Fonte: Facebook/Cabrália Turismo
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com