A comunidade indígena de Santa Cruz Cabrália já começou a viver um novo tempo de diálogo com o governo municipal, interrompido há 8 anos. O trabalho eficiente do secretário municipal de Assuntos Indígenas, Zeca Pataxó (José Valério Matos), nos primeiros 30 dias da gestão do prefeito Agnelo Santos já começa a surtir efeito.
O diálogo com a comunidade indígena foi restabelecido. Zeca vem se reunindo com lideranças das aldeias para ouvir dos caciques e moradores as demandas de cada uma. Educação, saneamento, iluminação e infraestrutura são as principais. Zeca já esteve em Brasília conversando com o presidente da Funai, Antônio Costa, que ficou de vir a Cabrália em breve se reunir com o prefeito Agnelo e tratar da conclusão do levantamento fundiário de Coroa Vermelha.
O secretário informou que de 17 a 21 de abril Cabrália receberá mais uma edição dos Jogos Indígenas, que serão realizados em Coroa Vermelha, dentro da programação da Semana do Descobrimento. Hoje, o município de Cabrália tem em torno de 6 mil indígenas, nas aldeias de Coroa Vermelha, Mata Medonha, Aroeira, Juerana, Novos Guerreiros, Faculdades, Mirapé e Agricultura.
A Prefeitura arca com a infraestrutura de Coroa Vermelha e participa de Contam com a infraestrutura de postos de saúde e acompanhamento de dois médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agente de saúde no atendimento diário de segunda a sexta- feira.
Fonte: Bahia40graus
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com