O distrito de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália, palco histórico da 1ª Santa Missa realizada no Brasil comemorou nesta terça-feira 26/04 os 516 anos de evangelização católica deixou a Praça do Cruzeiro completamente lotada. O evento pela primeira vez na história contou com a presença de dois "Bispos Católicos", Dom José Edson da diocese de Eunápolis e Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, da diocese de Alagoinhas e dezenas de padres de paróquias que integram a diocese de Eunápolis, do vice-prefeito Alexandre Carvalho acompanhado de sua esposa, Fabiana Leite, secretários municipais e da comunidade católica da região.
Os indígenas da etnia pataxó tiveram uma participação marcante na celebração desde o início, quando saudaram os representantes da igreja católica na chegada dos mesmos, os participantes eram compostos em sua maioria por jovens pataxó católicos. Ao final da Santa Missa, umgrupos de crianças e adolencentes "Pataxó" colocaram um cocar, símbolo de respeito e autoridade, na réplica da imagem de Nossa Senhora da Esperança (primeira imagem mariana a chegar ao Brasil), que chegou à praça após percorrer as ruas da cidade em procissão.
O padre José Ailton,de Cabrália, falou sobre a importância dos festejos no fortalecimento da comunidade católica. "Nossa cidade vive dias de comunhão e alegria com eventos como o Novenário, Aplanai, Semana Missionária e a missa. É lindo ver a interação com a comunidade indígena e também o empenho de tantos jovens em levar a palavra da salvação a quem precisa".
Ao fim da celebração, os índios prepararam uma linda cerimônia de encerramento baseada em suas tradições, uma apresentação sagrada envolvendo canto e dança e juntos com os bispos e padres se confraternizaram em um ato histórico e único jamais vistos na história da cidade. Logo após o encerramento, jovens missionários de diversas partes do país e o público presente pôde assistir a apresentação da banda curitibana Colo de Deus.
Turismo Religioso
Além de enaltecer a fé e unidade dos cristãos, eventos como este fortalecem também uma modalidade de turismo, o religioso. É o que aponta o secretário de Turismo da cidade, Fernando Oliveira. Segundo ele, os missionários que vieram nesta e nas edições anteriores foram unânimes na intenção de retornar ao município. Com belas igrejas e construções antigas, Cabrália atrai pela exuberância das riquezas naturais e também pela devoção de sua gente.
Desde o último dia 16 uma equipe da TV Canção Nova, segunda maior emissora católica do mundo, está aqui acompanhando os festejos. O material gerado será transmitido para todo o país durante a programação do canal. "Nosso objetivo é inserir Santa Cruz Cabrália no roteiro dos grandes eventos católicos. Aqui temos muito a oferecer para os turistas que nos visitam, e o turismo religioso com certeza vem coroar nossa cidade", declarou Fernando.
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com
Paulo Romeu Dantas Bastos |