Cabrália recebe o "VI Congresso Aplanai", jovem em Adoração e Missão, o encontro foi realizado nos dias 23 e 24/04 na Escola Indígena de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália. As vesperas de completar 516 da primeira Santa Missa no Brasil, o evento antecede as comemorações da chegada dos portugueses ao país e da primeira Celebração Eucarística.
Mais de 600 jovens participaram do encontro, organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Eunápolis (BA). Foram dois dias intensos com orações, Adoração Eucarística, pregações e Santa Missa, proporcionando aos participantes a experiência do amor de Deus.
No encerramento do "APLANAI", mais de 600 jovens nativos, de cidades vizinhas e de vários estados participaram do ato de encerrament do encontro, um "arrastão", onde os jovens percorreram algumas ruas da cidade em procissão com o Santíssimo Sacramento, cantando e adorando ao som de uma trio elétrico com música católica ao vivo.
O evento, que já está em sua sexta edição, surgiu a partir de uma experiência que o coordenador diocesano do Ministério Jovem da RCC, Damião Dias, teve com Jesus Eucarístico. Durante o Encontro Nacional de Jovens (ENJ), em 2005, ele se sentiu impelido a promover algo para os jovens evangelizados e os não evangelizados de Santa Cruz Cabrália.
Em 2006, aconteceu o primeiro Aplanai direcionado à juventude local, com o apoio de coordenadores de diversos movimentos da RCC de Eunápolis. No ano seguinte, o lugar escolhido foi Porto Seguro e reuniu mais de 120 jovens. Já em 2008, a cidade que recebeu o congresso foi Eunápolis.
De 2009 a 2013, o evento foi retirado do calendário da Diocese, voltando a acontecer em 2014, com a liderança do coordenador do Ministério Jovem, Glauber Façanha, com a moção de que Jesus queria reinar na Terra de Santa Cruz.
Em 2015, o evento ganhou reforços com a presença de missionários de diversas dioceses e coincidiu com a Semana Missionária, tendo a participação de mais de 500 jovens. Agora em 2016, o evento continua crescendo e conta com a presença de mais de 600 jovens.
“A cada ano, esse evento tem crescido e tem tido uma visão maior pela Renovação Carismática Católica e Igreja diocesana. O objetivo é levar os jovens a terem uma experiência com a Adoração e, depois, de missão”, afirmou Glauber.
A programação do encontro tem a participação dos jovens na oração do santo terço, Santa Missa, adoração ao Santíssimo, formação e, depois, são enviados em missão para irem às ruas anunciar a fé católica.