O secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, prestigiou hoje (20) a 16ª edição do projeto ‘Voluntários do Sertão’, realizado no município de Santa Cruz Cabralia, na Costa do Descobrimento do estado. A iniciativa garante, de forma gratuita, o acesso a serviços de saúde em diversas especialidades.
Profissionais voluntários como como médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, motoristas, cozinheiros e auxiliares administrativos participam do projeto, que vai até sexta-feira (22. A ideia do grupo é promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos baianos por meio da assistência social, nutricional e de saúde, além de incentivar o voluntariado como importante ferramenta de transformação social.
Além das cirurgias, os moradores de Cabrália e região têm acesso a atendimentos dermatológicos, odontológicos, exames – a exemplo de mamografia -, medicamentos, óculos de grau, e ainda podem assistir palestras educativas e receber kits de saúde e higiene pessoal. Criado em 2000, o projeto foi idealizado pelo empresário Doreedson Pereira e começou distribuindo brinquedos e cestas básicas no distrito de Alegre, em Condeúba, no sudoeste do estado. Hoje são cerca de 350 profissionais, distribuídos em 12 frentes de atendimento.
Ele visitou a Escola Municipal onde são realizados os atendimentos médicos -, a carreta de serviço de mamografia, o odontomóvel, o centro cirúrgico de oftalmologia, e também conferiu a entrega de medicamentos e óculos. Os moradores que procuraram atendimento nesta quarta (20) foram cumprimentados pelo secretario, pelo prefeito Jorge Pontes e o vice-prefeito Alexandre Carvalho, que acompanhou de perto os serviços oferecidos pelos Voluntários do Sertão.
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com