
O município de Santa Cruz Cabrália, através do Projeto Pescando com Redes 3G, marcou presença no ANDICOM 2015, o mais importante congresso de tecnologia da informação e comunicações (TIC) da América Latina.
O evento aconteceu no início do mês de setembro na cidade de Cartagena de Índias, contando com a participação das empresas mais prestigiadas do setor. Entre os convidados estava o superintendente municipal de Pesca de Santa Cruz Cabrália, Cláudio Mendes Xêpa, que junto com um representante da Qualcomm, apresentou o Projeto Pescando com Redes 3G.
Projeto Piloto é exemplo para o mundo:
O sucesso do Projeto Pescando com Redes 3G causou grande repercussão no evento. Tanto que vários representantes de diversos países manifestaram o interesse em vir a Cabrália conhecer de perto o trabalho realizado. Outras comunidades pesqueiras do mundo seguirão o exemplo de Santa Cruz Cabrália, como é o caso da comunidade de pesca artesanal conhecida como “La Boquilla” de Cartagena, que já está sendo contemplada com o mesmo projeto.
Xêpa visitou os pescadores colombianos e teve a oportunidade de passar a experiência de Cabrália. Em nome do prefeito Jorge Pontes, o superintendente concluiu o intercâmbio presenteando os pescadores do país vizinho com camisas do projeto.
“Foi uma experiência maravilhosa, tanto a apresentação do PR3G quanto a contribuição com os pescadores da Colômbia. É mais um fruto bom colhido deste projeto que trouxe muitos avanços para todo o setor pesqueiro do município, o que nos deixa muito orgulhosos por fazer parte desta conquista”, destacou Xêpa.
O Projeto Pescando com Redes 3G é um trabalho realizado pelas empresas Qualcomm e Telefônica Vivo, em parceira com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália e a USAID.
Ascom Prefeitura de Cabrália
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com