Em entrevista à rede Record, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou que pretende conversar com o juiz Sergio Moro para convidá-lo para assumir o Ministério da Justiça ou indicá-lo de uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse que não fez esta sinalização antes porque não quis que o gesto soasse oportunista durante a campanha eleitoral.
Sérgio Moro: A história do homem por trás da operação que mudou o Brasil é um livro de 2016 escrito pela jornalista Joice Hasselmann sobre Sérgio Moro, o juiz responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba. Moro ganhou enorme notoriedade nacional e internacional por comandar, desde março de 2014, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Operação Lava Jato que, segundo o ministério Público Federal, é o maior caso de corrupção e lavagem de dinheiro já apurado no Brasil, envolvendo um grande número de políticos, empreiteiros e empresas, como a Petrobras, a Odebrecht, entre outras.
Em 12 de julho de 2017, condenou o ex-presidente Lula a nove anos e seis meses de prisão, sendo essa a primeira vez na história do Brasil em que se condenou criminalmente um ex-presidente da República, decisão esta mantida em segunda instância.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com