Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
08/05/2022 - 20:00:31

 

 

A nova Carteira Nacional de Identificação, popularmente chamada de RG digital, já começou a valer. O novo modelo do RG já está em vigor em todo o território nacional desde o dia 1º de março.

 

 

Apesar de já estar valendo, os cidadãos terão um prazo adequado para trocar o atual RG pelo novo documento que trará muito mais modernidade e segurança para os cidadãos.

 

 

O novo RG digital terá o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), como o número oficial do documento, ou seja, o cidadão não terá mais um número específico para o RG e outro para o CPF.

 

Mas porque o governo quis trocar o documento?

 

Existem diversos motivos que fez com que o governo implementasse o novo RG, dentre eles, a adição de mais itens de segurança para o documento.

 

 

A implementação do QR Code, que permitirá a verificação online e offline do documento, e a modernização do documento para o padrão do Mercosul.

 

 

Contudo, o principal ponto que fez com que o governo adotasse o novo RG está justamente na maneira como o RG era emitido em cada Estado brasileiro.

 

Quando devo trocar meu RG pelo novo?

 

Apesar de já estar valendo, os brasileiros terão um prazo até 2032 para trocar o documento que possuem atualmente, pelo novo modelo do RG.

 

 

Assim, o atual documento ainda terá uma validade de 10 anos para a população com até 60 anos, sendo assim, existe um grande tempo hábil para que toda a população troque o documento sem desespero ou preocupação.

 

 

Logo, somente após 2032 o atual RG deixará de ser considerado como um documento oficial e deixará de ser aceito pelo governo.

 

Como pedir o novo RG?

 

A solicitação do novo RG já pode ser feita, contudo, devido aos níveis de mudança, o governo federal estabeleceu o prazo até março de 2023, para que os órgãos de identificação dos estados se adequem às mudanças para emissão do documento.

 

 

Assim, o primeiro passo para tirar o novo RG é se dirigir a algum órgão de identificação do cidadão como o Poupa Tempo e Expresso Cidadão para questionar se o seu estado já está emitindo o novo documento.

 

 

Caso já esteja emitindo, basta levar a certidão de nascimento ou certidão de casamento para que seja solicitado o novo RG digital.

 

 

O documento será entregue em duas versões, a primeira delas em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), e o outro, que estará disponível digitalmente pelo celular através do aplicativo gov.br.

 

 

Caso o seu estado ainda não esteja emitindo o novo RG e não for informado quando começará a emissão, o cidadão deverá aguardar até março de 2023 para poder solicitar o documento.

 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com