Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (6) pela universidade norte-americana Johns Hoplins mostrou que o número de infecções causadas pelo novo coronavírus chegou a 100.330 em todo o mundo.
A China continua sendo o país com o maior número de casos registrados, são 80.556 até o momento. A maior parte deles está concentrada na província de Hubei, que nas últimas 24h não registrou nenhum novo caso de Covid-19; é a primeira vez desde o início do surto.
O vice-secretário geral do Conselho de Estado da China, Ding Xiangyang, afirmou em entrevista coletiva que o inverno passou e que o dia que todos estão esperando ansiosamente não estaria muito longe, de acordo com a Reuters.
Coreia do Sul, Irã e Itália são os três países que mais registraram casos de infecção por Covid-19 fora da China, até o momento, mais de 80 países confirmaram casos de novo coronavírus. Na América Latina, Brasil, Argentina, México, Chile, Equador, República Dominicana e Peru já têm registros da doença.
Como está a situação hoje:
Primeiros casos
O Peru confirmou nesta sexta-feira 06/03, seu primeiro caso de Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. Segundo autoridades locais, o paciente é um homem de 25 anos que tem histórico de viagens pela Espanha, França e República Tcheca.
O Vaticano, cidade-estado cercada por Roma, anunciou na sexta o primeiro caso do novo coronavírus em seu território. A contaminação leva a doença para o coração da Itália, país mais atingido pelo surto na Europa, onde mais de 140 pessoas já morreram.
A Santa Sé está estudando novas medidas de precaução a serem estabelecidas nos próximos dias, principalmente em relação às atividades do Papa Francisco, para impedir a propagação do Covid-19. A imprensa italiana afirmou que o pontífice chegou a fazer o teste para a doença, mas o resultado foi negativo.
Nesta sexta, o ministro da Saúde da Sérvia também registou o seu primeiro caso positivo do Covid-19. A Holanda anunciou a primeira morte pelo novo coronavírus. O homem de 86 anos morreu na cidade portuária de Rotterdam. O país já registrou mais de 80 casos da doença.
Casos em navios
O Cruzeiro Grand Princess, que foi banido de atracar na Califórnia após uma morte por coronavírus, começou a testar passageiros nesta sexta. Enquanto isso, no Egito, o ministro da Saúde informou que há 12 casos confirmados à bordo de uma embarcação que viajava entre Aswan e Luxor.
Fonte: G1
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com