tv imprensa rádio imprensa /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet /imprensananet (73) 98155-2730
Início Notícias Vídeos Eventos Coluna Vip Ingressos Blogs Contato AlcobaçaBahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanCanavieirasEunápolisFeira de SantanaGuaratingaIbirapitangaIlhéusInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiMascotePau BrasilPorto SeguroPradoSalvadorTeixeira de FreitasVitória da Conquista
Por: Gutemberg Stolze / G1
07/10/2013 - 13:57:28
Ouvir áudio:

Durante um dia, os prefeitos de Vitória e Cariacica se passaram por taxistas. Segurança pública foi assunto de quase. Proposta foi feita pelo Jornal A Gazeta ES.

Os prefeitos de Vitória, Luciano Rezende, e de Cariacia, Junhinho, dirigiram um táxi pelas ruas das cidades..

O que você diria ao prefeito da sua cidade se o encontrasse ao volante de um táxi? Luciano Rezende, de Vitória, e Juninho, de Cariacica, ambos do PPS, aceitaram o convite de A GAZETA e trocaram o gabinete por algumas horas como taxistas.

No banco traseiro, pessoas surpreendidas pelo motorista inusitado aproveitaram para elogiar e fazer críticas à gestão municipal.

Foto: Bernardo Coutinho

 Bernardo Coutinho

Luciano e a merendeira Edna tiveram um bate-papo descontraído sobre a cidade


Dentro do carro, câmeras filmaram a reação e o diálogo entre prefeitos e passageiros. Nem todo mundo reconheceu os chefes do Executivo logo no primeiro momento.

Teve gente que até brigou com o taxista, porque ele chegou antes do horário combinado. Outra passageira deu um aviso sobre a segurança: “Quando chegar lá no morro você abre os vidros, tá?”.

Após o “susto”, a conversa fluiu. Reclamações sobre violência, trânsito, ruas esburacadas e iluminação pública pautaram as conversas. Também não faltaram bom humor e muitas risadas.

Cada prefeito fez duas corridas, com passageiros diferentes, escolhidos aleatoriamente. As repórteres acompanharam tudo de outro veículo, sem interferir na conversa. Após reconhecerem o prefeito - ou serem alertados sobre quem era o motorista - os passageiros foram avisados que se tratava de uma reportagem. A partir daí, seguiram seus destinos como o planejado, com o detalhe de ter o táxi guiado pelo prefeito.

Luciano partiu da Praia do Canto e foi aos bairros São Benedito e Consolação, em Vitória. A gravação foi realizada pela manhã, no dia 23 de setembro. No dia seguinte, também de manhã, Juninho levou passageiros de Alto Lage a Campo Grande, em Cariacica, e de Itaquari ao Parque Moscoso, na Capital.
 

Foto: Bernardo Coutinho

 Bernardo Coutinho

Durante a corrida, Juninho quis saber o que o porteiro Francisco achava do município

O prefeito de Vitória tem motorista à disposição quando está a trabalho, mas dirige em momentos de lazer. Há seis meses, o de Cariacica também já conta com motorista, mas gosta de dirigir. Para a sorte dos passageiros, os prefeitos não deslizaram ao volante. Os táxis foram cedidos pela Coopertáxi e os passageiros não tiveram que pagar a corrida.

A GAZETA também fez o mesmo convite aos prefeitos da Serra, Audifax Barcelos (PSB), e Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), mas eles não quiseram participar.

Filmagem usada por premier em campanha 

O premier norueguês Jens Stoltenberg, em junho deste ano, foi outro que viveu um dia de taxista e também filmou tudo com câmeras escondidas no veículo. As imagens foram divulgadas em agosto, em meio à campanha de Stoltenberg à reeleição. A ação foi produzida por uma empresa de publicidade para divulgar a imagem do premier. 

Os passageiros tiveram a oportunidade de conversar sobre a política do país e até reclamar sobre como Stoltenberg dirige. “Se há um lugar onde as pessoas realmente dizem o que pensam sobre muitas coisas é em um táxi”, contou o premier ao jornal norueguês VG.

A ideia que o vídeo transmite é que os passageiros foram surpreendidos pela presença do premier ao volante, mas dias depois o mesmo jornal denunciou: ao menos cinco dos 14 passageiros foram contratados e pagos previamente pela produção da propaganda para participar da “pegadinha”.

Na reportagem que A GAZETA fez com os prefeitos, a espontaneidade é real. Os passageiros foram apenas avisados, após entrarem no táxi, que se tratava de uma reportagem, caso preferissem não participar. O premier norueguês perdeu a eleição, realizada no último dia 9 de setembro e deixará o cargo este mês.

 

Fonte: A GAZETA

Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com