Agricultores familiares já fornecem alimentos para a merenda escolar
Os legumes, frutas e verduras produzidos por cerca de 35 famílias de pequenos agricultores de Porto Seguro já têm a sua venda garantida para compor o cardápio da merenda servida nas escolas do município. A partir de um convênio com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, associações de agricultores realizam a entrega dos produtos orgânicos nas escolas, uma vez por semana.
Uma das entidades beneficiadas pelo convênio é a Associação de Agricultores do Extremo Sul, cujo presidente, Osvaldo Inocêncio dos Santos Filho, tem motivos de sobra para elogiar a administração da prefeita Cláudia Oliveira. “Falar do governo Cláudia é fácil, porque é um governo que está dando todas as oportunidades para o pequeno agricultor se expandir. A agricultura no município passou a existir de fato nessa gestão e temos a esperança de que vai melhorar ainda mais”, ressalta.
Além da prefeita, o presidente destaca o empenho pessoal dos secretários de Educação, Miguel Ballejo e Agricultura, Aliomar Bittencourt para regularizar a situação das associações e viabilizar o convênio. “A Prefeitura está 100% empenhada em nos apoiar e essa parceria beneficia todo mundo. Ganham os alunos, que recebem uma merenda saudável e de qualidade e ganham os pequenos agricultores, porque têm a garantia da venda de sua produção”, resume.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Educação, Lázaro Vinhas, a partir do convênio, a Prefeitura está cumprindo a Lei Federal 11.947/2009, segundo a qual, até 30% dos produtos utilizados no preparo da merenda escolar têm que ser fornecidos pela agricultura familiar. “Os pais, alunos e toda a comunidade escolar aprovaram a proposta, porque os alunos desenvolvem hábitos de alimentação mais saudáveis, que eles aprendem na escola e acabam levando para casa”, conclui.
Secretaria de Educação
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com