Após 03 meses o Projeto Viajando no Mundo da Literatura é consolidado com oficinas e lindas apresentações que envolveram todos os alunos da Escola Tia Rita.
O evento acontecer nos períodos da manhã e da tarde desta sexta-feira 1º de Novembro na Escola Tia Rita. Uma oficina cultural foi montada pelos alunos na área externa da escola e foram utilizadas quatro salas com exposições e apresentações temáticas.
Na sala da turma do 1º ano das professoras tia Fabrícia e tia Geninha o tema abordado foi à obra de Vinicius de Moraes "A Arca de Noé", única obra infantil de Vinicius. A escolha da obra é uma homenagem ao centenário de Vinicius de Morais.
Com uma linda decoração, os alunos foram caracterizados com foco nos bichos da arca, "Borboletas, o pato pateta, a formiga, a pulga, o peru, a galinha de angola, o pintinho, o rei leão, o pinguim, as abelhas, a foca, a cachorrinha, a coruja e o gato" todos ali representados pelas fantasias dos alunos.
A turma do 2º ano da professora Maria D'juda Lima teve como tema Monteiro Lobato e sua grande obra "O Sitio do Pica Pau Amarelo", os alunos retrataram com perfeição toda a história do sitio. Uma bela maquete lembrava as dependências do sitio, “Os animais, a roda d’água, a locomotiva, a cozinha e a culinária de Tia Anastácia não foi esquecida“.
Alunos caracterizados dos personagens Pedrinho, Narizinho e da Boneca Emília fazia a recepção dos visitantes contando um pouco da historia ali representada. Um Monteiro Lobato Mirim se apresentavam contado parte da história e obra do autor.
"Montamos este cenário para levar aos alunos o conhecimento que se perdeu com o tempo, coisas que eles não conheciam como a mão de pilão, a panela de ferro etc. A leitura foi estimulada e possibilitou às crianças uma viajarem no mundo mágico da leitura" Diretora Georgina Bonifácio “Joca”
Na sala em que trabalharam em conjunto os alunos do 4º e 5º ano acompanhados pelas professoras Maria D'juda e Gildene, o tema abordado foi "O Mundo Encantado das Fábulas" os alunos trabalharam com 05 fábulas, A Raposa e as Uvas, A Lebre e a Tartaruga, A Assembleia dos Ratos, O Leão e o Rato e O Rato do Campo & o Rato da Cidade.
Os alunos recriaram cenários destas 05 fábulas, divididos em turmas, os alunos se apresentava e faziam um resumo da história, finalizando com "A Moral" de cada uma delas.
Com o tema Joãozinho e Maria, o 3º ano das professoras Maria da Paz e Iêda, as crianças retrataram a historias dos irmãos Grimm. Este conto relata a aventura dos irmãos Joãozinho (Hansel) e Maria (Gretel), filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a mulher, decide largá-los na floresta porque a família não tem condições para mantê-los. No caminho pela floresta, Joãozinho e Maria espalham migalhas de pão.
As migalhas, que é o detalhe mais conhecido e característico da obra, acabam por ser comidas pelos pássaros e com isso Joãozinho e Maria ficaram perdidos na floresta. Na sala alunos se reversavam fazendo a narração de historinhas infantis (Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Joãozinho e Maria) enquanto a maioria assistia atentamente.
Todas as salas estavam bem caracterizadas, a integração dos alunos contagiava todos os visitantes. Escolas da rede publica e da rede privada levaram seus alunos para conhecer o projeto. Professores e alunos visitantes ficaram encantados com a beleza e realidade recriada em cada sala que faziam todos viajar no mundo da literatura.
Segundo a diretora Joca este projeto teve início após a Prova Brasil em 2009, o Governo Federal constatou um baixo índice IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da escola Tia Rita. O primeiro passo foi enviar a proposta para à escola. Com a proposta aprovado recebemos do Governo federal a quantia de 33 mil reias.
Com este dinheiro a escola adquiriu materiais de custeio e matérias permanentes, para receber o dinheiro, foi enviado projetos que após analisados recebeu a aprovação. Em 2012 a escola foi equipada, cantina, salas de aula, secretaria foram melhorados. “Os projetos que enviamos foram de matemática, ciência e meio ambiente e este de língua portuguesa”.
A diretora informou que muitas pessoas que visitam a escola se espantam com a qualidade dos materiais utilizados, como a enorme quantidade de bannes, livros, jogos educativos etc. Joca esclarece que o dinheiro veio para investir na formação dos alunos e para isso precisa dar a eles o melhor.
Com este e os outros projetos os alunos tomaram gosto pela literatura, o Imprensananet.com pode comprovar o visível o gosto e a satisfação dos alunos. A integração é o resultado do trabalho em equipe da diretora, professores e alunos, a promoção da leitura, o contato com obras literárias, a produção textual teve como saldo as historias criadas, montadas, citadas e representadas por eles.
Parabéns a todos, com atitudes como esta que promove a educação, ela que é o esteio para construir um país e um mundo melhor.
Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com