Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
14/08/2020 - 10:18:36

 

 


O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou de um evento em Porto Seguro (BA), na tarde desta quinta-feira, 13, a convite do deputado estadual Jânio Natal (PL) e do deputado federal João Bacelar (o Jonga), com foco na retomada da atividade turística e auxílios emergenciais aos empresários após os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. Denominado “Aqui nasceu o Brasil, aqui renasce o turismo”, o encontro teve também a presença de cerca de 50 convidados, dentro do salão de eventos do Hotel Solar do Imperador, e 50 convidados que acompanharam em telões instalados na área externa. Entre eles, estiveram presentes os principais representantes do trade turístico da Costa do Descobrimento, empresários, representantes das mais diversas categorias e entidades de classes da região, políticos, e os convidados especiais: deputado Federal Ronaldo Carletto, o presidente do Banco do Nordeste Romildo Rolim, o vice-presidente de relações institucionais Roberto Duran, os representantes locais, Óliver Abade – presidente da ABIH Porto Seguro e Kevin Sebastian – presidente da Uni Líderes, que compuseram a mesa principal e se pronunciaram.

 

 

 

O Ministro e os deputados federais se comprometeram a criar uma agenda especial que, juntamente com ações do governo brasileiro e bancos estatais, visam liberar novos investimentos e financiamentos de créditos, para serem destinados a todos setores da economia local.

 

 

 

Em seu discurso, o Ministro anunciou nova ajuda financeira, que através do FUNGETUR (Fundo Geral de Turismo), foi aprovada e em breve estará disponível para os empresários do setor, e falou sobre a nova campanha que o Ministério do Turismo já preparou para incentivar os brasileiros a viajar dentro do Brasil. “Essa campanha é para atingir o coração dos brasileiros. A medida que nós aumentarmos o fluxo de turistas brasileiros e aumentar a vinda dos turistas estrangeiros, conseguiremos inverter a balança que hoje está com déficit de 13 bilhões de dólares, são 19 bilhões de dólares que os brasileiros gastam no exterior, enquanto, em contrapartida, os estrangeiros deixam aqui apenas 6 bilhões de dólares”, enfatizou o Ministro. 

 

 

 


Marcelo Álvaro destacou, ainda, a importância da cidade de Porto Seguro no mapa do turismo brasileiro e lembrou que o crescimento do setor em 2019 que foi de 2,6%, ou seja, mais do que o dobro do que a própria economia, gerando 160% a mais de empregos com o turismo, cenário que foi interrompido com a pandemia. Hoje, aqui em Porto Seguro, eu tenho orgulho de fazer essa retomada neste momento de grande responsabilidade, a convite do Deputado Jânio Natal que demonstrou paixão pela cidade em meu gabinete em Brasília”, disse o Ministro. 

 

 

 


“Nós colocamos o Brasil entre os primeiros dez primeiros que implantaram o selo de segurança com protocolos para o setor durante esta pandemia. Então, o Brasil, hoje, está preparado para a retomada do turismo”, afirmou Marcelo Álvaro. O ministro finalizou agradecendo de forma especial ao Presidente Jair Bolsonaro, que pediu ao mesmo que transmitisse ao povo de Porto Seguro a certeza de que como um lugar especial, a terra do descobrimento do Brasil, será sempre lembrada e valorizada em seu governo e que ajudará a cidade em seu crescimento e confirmação com o mais importante destino turístico do Brasil. 

 

 

 


O primeiro a falar foi o anfitrião do evento, Deputado Jânio Natal, que agradeceu a presença de todos e assumiu o compromisso de trabalhar pela retomada do turismo em Porto Seguro, cobrando do Ministro Marcelo Álvaro, deputados presentes e representantes do governo federal, uma participação efetiva neste processo, como disponibilizar novas linhas de créditos para hoteleiros, comerciantes e pequenos empresários que compõem o trade turístico da região, melhorando, através de obras, a infraestrutura da cidade.

 

 

 

 

O deputado solicitou realização de um velho sonho, que é a duplicação da BR 367, desde Eunápolis, passando por Porto Seguro e chegando a Santa Cruz Cabrália. Explanou, ainda, sobre a cobrança da taxa do ECAD aos hoteleiros e pediu ajuda do Ministro e os deputados federais para que as partes consigam chegar a um acordo viável para ambos. 

 

 

 

 

“Ministro Marcelo, a nossa intenção ao trazê-lo aqui, é para que todos lembrem que estamos vivendo um momento muito difícil e de muita tristeza, em decorrência das consequências da covid-19, com desempregos, empresas falindo e pessoas morrendo. Saber que a pandemia está maltratando nossa gente e todo o planeta me entristece muito”, destacou Jânio Natal. Outro destaque do deputado estadual foi pedir ao Ministro da Turismo, que juntamente com o Presidente Jair Bolsonaro, transforme o dia 22 de abril, Dia do Descobrimento, em uma data especial no país todo e mude simbolicamente, neste período, o governo federal para Porto Seguro. E, assim, valorizar nacionalmente o conceito histórico de que aqui nasceu o Brasil e aqui se comemora o início do nosso país. Ratificou, ainda, sua postura de conciliador, independente de bandeiras políticas, em busca do fortalecimento da cidade e de seu povo.

 

 

Ascom - Deputado Jânio Natal

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com