Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
06/09/2018 - 00:53:48

 

 

Em viagem a Brasília, na noite de domingo (02), o Secretário de Assuntos Indígenas de Santa Cruz Cabrália - Zeca Pataxó e a Superintendente de Assuntos Indígenas de Porto Seguro - Luzia Pataxó, foram recebidos na manhã de Segunda - feira (03) pela jornalista do governo Federal - Verbena Melo, o Procurador Federal da FUNAI - Paulo César Wanke e o Ouvidor da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, Thiago Ricci. Em seguida, o secretário teve uma reunião com o Ministro Chefe da Secretaria de Governo - Carlos Marun. 

 

 

Na segunda e terça-feira (03 e 04), várias demandas foram feitas aos representantes do Governo Federal, dentre elas, a preservação do monumento construído em Coroa Vermelha, na Gleba B (terras indígenas) e melhorias para a saúde indígena na Bahia, com prioridade à Costa do Descobrimento.

 

Os documentos, com as devidas solicitações, foram entregues ao ministro Carlos Marun. 

 

Monumento Indígena - Ponto Turístico

 

 

Em reunião, com Heliomar Alencar de Oliveira - Procurador Federal Chefe do IPHAN, Fábio Guimarães Rolim - Coordenador Geral de Autorização e Fiscalização do Departamento de Patrimônio Material do IPHAN e Paulo César Wanke - Procurador Federal da FUNAI, ficou acordado que a questão do monumento, que representa o Descobrimento do Brasil em 1500, será levado à mesa de conciliação. 

 

 

Ontem (04), foi enviada uma minuta à GU - Grau de Utilização da Terra, onde este  convocará os órgãos envolvidos no processo, que teve resultado favorável à derrubada do monumento, movido pelo IPHAN. Neste contexto, o processo fica paralisado: "Provavelmente esse resultado será definitivo, pois é de interesse público e da própria comunidade indígena", afirma o Cacique Zeca Pataxó.

 

 

Saúde

 

Em reunião com o Secretário Especial de Saúde Indígena - SESAI, Marco Antônio Toccolini, foi feito um documento onde o Ministério da Saúde libera recursos para contratação de equipes de limpeza e de mais necessidades: "Uma conquista de todos os envolvidos. Em especial, Luzia Pataxó e Sérgio Bute- Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena. Foram dois anos de muita luta", conclui o Secretário de Cabrália e Cacique Zeca Pataxó.

 

 

Ascom - Prefeitura de Cabrália

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com