Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
14/09/2017 - 16:55:19

 

 

O 2º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento, fez a diferença no feriado de independência em Santa Cruz Cabrália, Foi tanta a procura que quase faltou lagosta! De 7 a 10 de setembro, 27 restaurantes, barracas, cabanas e bares apresentaram em seu cardápio um prato feito com lagosta e o resultado foi extremamente positivo para a cidade que busca criar a sua identidade, promover o destino e gerar recursos com ações em turismo. A proposta do Festival surgiu em Vila de Santo André 2016, numa ação promovida pelo Resort Costa Brasilis que se estendeu por 9 restaurantes do povoado. Foram estes resultados que fizeram com que o recém-criado Conselho de Turismo de Cabrália, acolhesse a sugestão da jornalista Léa Penteado, integrante do conselho como presidente da Associação Pro Cultura e Turismo Santo André-Bahia, para que a ação fosse além da Orla Norte (Vila de Santo André, Santo Antonio e Guaiu) e ganhasse a cidade como o primeiro movimento coletivo do trade. 

 

 

Apesar do pouco tempo para a realização do projeto, 27 estabelecimentos aceitaram o desafio. Do bairro de Coroa Vermelha, reduto dos índios pataxós na entrada da cidade ao centro histórico, atravessando o rio João de Tiba, chegando aos bairros de Vila de Santo André, Santo Antônio e Guaiú, os chefs afinaram receitas.  

 

 

O festival tomou forma, ganhou identidade visual, criação da agencia paulista Cria Group, recebeu espaço na mídia nacional, foi produzido um livreto com o roteiro da lagosta; folders para distribuição na rede hoteleira e provou que veio para ficar como uma atração do calendário turístico gastronômico.

 

 

“Cabrália precisa de eventos como esse”, foi a expressão de entusiasmo do Portuga que tem a cabana com seu nome em Coroa Vermelha e vibrou com o grande movimento em seu estabelecimento. Este entusiasmo se reflete na opinião de todos os participantes e também do poder público, como o Secretário de Turismo Guto Jones:

 

 

“Superamos as expectativas com os números de participantes, repercussão alcançada e as quase meia tonelada de lagosta comercializada. Ano que vem não mediremos esforços para triplicar esses números e alcançar notoriedade internacional," afirma Jones.

 

 

Outro fator relevante do festival foi ter conseguido em tão pouco tempo reunir estabelecimentos de diversos pontos da cidade, com perfis variados, interagindo o sofisticado hotel 5 estrelas com uma simples barraquinha na praça.  Como para uma grande festa, todos se prepararam.  Alguns personalizaram seus cardápios, realizaram ações paralelas de marketing, enfeitaram seus espaços, e foi possível perceber que muitos jamais haviam participado de uma ação integrada.  

 

 

“Com esta ação pioneira na cidade ficou claro que através da gastronomia podemos agregar o comércio e promover o turismo, tanto em ações especificas em localidades como no todo. O chef, o dono do restaurante, o pequeno empresário, todos os participantes perceberam como um simples movimento trouxe tão bons resultados, vamos continuar criando produtos de qualidade para promover o nosso destino”, conclui Léa Penteado.

 

 

 

 

Fonte: Santoandrebahia - Lea Penteado

Por: Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com