Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
17/06/2017 - 00:49:55

 

 

Após muitos anos sem fazer parte do roteiro turístico da Bahia, algo que impossibilitava aquisição de projetos do mapa turístico e produzia grandes danos na economia local. Belmonte retorna a seu ligar de direito, uma vitória conquistada com apoio e articulação política do Deputado Estadual Jânio Natal e do prefeito Janival Natal.

 

 

O termo de regionalização ao turismo foi assinado recentemente pelo Sec. de Turismo, Herculano Assis, oficializando o retorno de Belmonte ao cenário turístico da Bahia. O Imprensananet.com preparou uma breve viagem na história do turismo religioso de Belmonte.

 

 

Belmonte 

 

Cidade de importante acervo histórico cultural e arquitetônico do Extremo Sul da Bahia, está localizada à latitude 15º51'47" Sul, longitude 38º52'58" Oeste, o município está a uma altitude de 8 metros. Criado em 1974 e emancipado em 1891, Belmonte completou 126 anos em 23/05/2017126, a cidade é uma das únicas quatro localidades brasileiras, onde pode ser encontrada uma árvore da Mata Atlântica ameaçada de extinção, a Buchenavia Hoehneana.

 

 

Igreja Nossa Senhora de Carmo

 

Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Monte Carmelo é o título consagrado à Virgem Maria. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel.

 

 

A principal característica desta invocação mariana é a apresentação e a recomendação de uso do Escapulário do Carmo, símbolo que representa a consagração do devoto cristão à Virgem Maria e o acto de estar ao serviço do Reino de Deus.

 

 

A Igreja Matriz está localizada às margens do Rio Jequitinhonha, local onde foi levantada a primeira capela do aldeamento em 1971. Construída em 1895, a Igreja é um monumento histórico e religioso que atrai milhares de romeiros no festejo anual em 16 de julho.

 

 

Em 1879, uma grande enchente no rio Jequitinhonha acabou por derrubar os fundos da Igreja, seu altar em mármore Carrara foi levado pela correnteza. No mesmo ano, várias tentativas de recuperar o altar fundo do rio não obtiveram sucesso.

 

 

Recupera em 1980, a Igreja do Carmo sofreu um grande golpe, ladrões roubaram o Escapulário da Imagem de Nossa Senhora do Carmo e algumas imagens. No entanto, as principais e mais antigas imagens tais como; a de Nossa Senhora do Carmo e de Nosso Senhor dos Passos permanece até hoje no local.

 

 

Tradicionalmente, a igreja é pintada externa e internamente pela Prefeitura, antes da celebração da festa da padroeira que ocorre entre os dias 07 e 16 de setembro. No período que acontece a festa são realizadas novenas. Quando chega a data solene, tem lugar a missa campal e a procissão acompanhada pelas filarmônicas locais.

 

 

 

Por: Gutemberg Stolze – Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com