Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
03/03/2018 - 11:15:27

 

 

Com o tema “Construindo uma Bahia Resiliente”, o evento aconteceu nos dias 28/02, 01 e 02/03, no auditório da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Eunápolis. Promovido pela SUDEC - Superintendência Estadual em Proteção e Defesa Civil com o objetivo de preparar Coordenadores Municipais em Defesa Civil e promover novos saberes em gestão de Riscos e gerenciamento de crises.

 

 

O evento foi abrilhantado com a participação da palestrante Lidiane Sousa (Defesa Civil Nacional - CENAD), Presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, o Srº Carlos Medeiros, Superintendente do Estado, o Srº Paulo Sérgio Luz e técnicos estaduais. Também esteve presente no evento a Secretaria de Saúde do Estado, representada pela Srª Marilene Santos do  Núcleo Regional do Extremo Sul - NRS/SESAB, bem como a presença marcante do Srº Col Sotir Toni, consultor e técnico especialista em Gestão de Riscos e Desastres pela empresa RESBRA.

 

 

Principais eixos apresentados e discutidos

 

Conceitos Básicos em Defesa Civil, gerenciamento de desastres, apresentação de nova ferramenta de alertas por meio de SMS, cadastro do S2iD - Sistema de Informações de Desastres, solicitação de recursos, elaboração de planos de contingenciamento, e princípios básicos em gestão de riscos e ameaças de barragens.

 

 

Em tempos que vivemos com mudanças climáticas causadoras de eventos adversos e severos que provocam danos e prejuízos à sociedade e ao Meio Ambiente, devemos sempre estar buscando soluções para prevenir e mitigar tais efeitos. “Entende se que a prevenção é a melhor forma de nos preparar e planejar ações de articulação e gestão” destacou o representante da RESBRA, Col Sotir Toni.

 

 

Foi pensando nisso que a SUDEC/BA junto com o CENAD entenderam que lavando aos territórios sul e extremo sul, o conhecimento e desenvolvimento do saber nas novas praticas de “Resiliencia” através do Seminário Regional. Desta forma conseguiremos construir uma Bahia mais segura e preparada para enfrentar as adversidades com mais facilidade.

 

 

O pensar em defesa Civil é entender que somente através da busca de novos conhecimentos estaremos preparados para as mudanças bruscas de qualquer natureza nos tornado mais resilientes. Segundo o especialista técnico, o Sr. Col Sotir Toni, a melhor forma de contribuir com o Sistema de Proteção e Defesa Civil é a aplicação do conhecimento da inovação e da educação.

  

 

Por fim acreditamos que somente a formação continuada em proteção e Defesa Civil será capaz de garantir que coordenadores municipais estejam sempre prontos e preparados para atender com fulcro as situações de crise nos municípios. Presentes no evento, os representantes de cidades como Itagimirim, Eunápolis, Itapebi, Belmonte, Nova Viçosa dentre outras, entretanto a grande decepção do evento foi à ausência de representantes de Porto Seguro.

 

 

Procurada pela reportagem do Imprensananet.com, a assessoria de imprensa da prefeitura de Porto Seguro foi questionada sobre o motivo da falta de representantes do município no evento. Também informada das criticas sofridas pela ausência de representantes no seminário, até a conclusão desta matéria não houve pronunciamento oficial.

 

 

Com Informações de Col Sotir Toni

Por: Gutemberg Stolze – Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com