Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
19/03/2024 - 19:01:10

 

 

No próximo dia 30 de março, será  lançado na Vila de Santo André, Santa Cruz Cabrália, a obra 'Os Clavinotes de Belmonte'. Um evento promovido pela Editora Mondrongo, Vila Criativa e pela Biblioteca Comunitária.

 

 

O livro OS CLAVINOTEIROS DE BELMONTE, é um romance histórico de autoria de Roberto R. Martins, constituindo-se na sua 10ª obra, a qual foi inspirada no conto “A canção dos piratas” de Machado de Assis (1894).

 

O romance conta a história dos clavinoteiros, os cangaceiros do cacau, jagunços e capangas que, de início a serviço dos coronéis, se tornam independentes e agem por conta própria, mas sempre com a cobertura de algum político mandante. Eram clavinoteiros por terem no clavinote, uma espingarda de cano mais curto, sua arma principal, arma muito usada no Brasil de fins do século XIX e início do XX.

 

 

Eles tiveram o município de Belmonte como sua base principal, embora tenham atuado também em Porto Seguro (ocupada em 1892), Canavieiras (ocupada em 1894), e Ilhéus onde se deram muitas ações, como ataques e a ocupação do Arraial de Tabocas, hoje Itabuna (1896/97).

 


Como romance, a obra tem na ficção seu principal veio, narrando a lenda do clavinoteiro Argemiro, que depois de se revoltar contra as arbitrariedades do coronel Zé Capião (especialista em estuprar mocinhas casadoiras, restabelecendo o direito feudal à primeira noite – jus primae noctis), forma um bando e domina as matas do cacau, impondo a sua lei.

 


Numa resenha publicada no Site Popular, o jornalista e publicitário Lourival Jácome caracteriza o livro como “Uma saga que marca a chegada da nova literatura do Sul da Bahia.” E mais adiante que o romance está“... incluindo-se entre as obras literários de grande potencial, capaz de contribuir para o resgate do rico acervo histórico, cultural, literário do Sul da Bahia.”

 


O primeiro lançamento se deu em Belmonte por óbvias razões. Agora é a vez de Santo André/Cabrália, e ainda no mês de abril em Porto Seguro; logo em seguida na Bienal do Livro Bahia/2024 (26/4 a 1º/5).

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com