BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas

Blog Óticas Dantas

Por: Gutemberg Stolze
31/10/2015 - 11:19:01

OSSROM84513_Articolo

Na primeira leitura, São Paulo explica que os cristãos são vencedores porque "se Deus está conosco, quem estará contra nós?". Se Deus nos salva, quem nos condenará? Para Francisco, parece que o cristão tem "a força desta certeza de vencedor" nas próprias mãos como se fosse uma propriedade. Como se os cristãos pudessem dizer de maneira triunfal: "Agora nós somos os campeões!". Mas o sentido é outro: é o fato de que nada jamais "poderá nos separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor".

"Não é que nós somos vencedores sobre nossos inimigos, sobre o pecado. Não! Nós estamos ligados ao amor de Deus, que nenhuma pessoa, nenhuma potência, nada nos poderá separar deste amor. Paulo viu aquilo que este dom nos dá: é o dom da recriação, é o dom da regeneração em Cristo Jesus. Viu o amor de Deus. Um amor que não se pode explicar".

"Todo homem e toda mulher – acrescentou o Papa Francisco – pode rejeitar o dom", preferir a sua vaidade, o seu orgulho e o seu pecado. "Mas o dom existe":

"O dom é o amor de Deus, um Deus que não pode separar-se de nós. Esta é a impotência de Deus. Nós dizemos: "Deus é poderoso, pode fazer tudo!". Menos uma coisa: separar-se de nós! No Evangelho, aquela imagem de Jesus que chora sobre Jerusalém nos faz entender algo deste amor. Jesus chorou! Chorou sobre Jerusalém e naquele choro está toda a impotência de Deus: a sua incapacidade de não amar, de não separar-se de nós".

Chorou sobre Jerusalém que mata os seus profetas, os que anunciam a sua salvação. E Deus diz a esta cidade, mas a cada um de nós, a todos: "Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha recolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, e não o quiseste!". É "uma imagem de ternura. "Quantas vezes quis que se sentisse esta ternura, este amor, como a galinha com os pintinhos, e vocês não quiseram". Por isso – afirmou o Papa – São Paulo entende e pode dizer que está "convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem a altura nem a profundeza, nem qualquer outra criatura poderá nos separar deste amor":

"Deus não pode não amar! E este é a nossa segurança. Eu posso rejeitar aquele amor, posso rejeitar como fez o bom ladrão, até o fim da sua vida. Mas ali o aguardava aquele amor. O mais malvado, o mais blasfemador é amado por Deus com uma ternura de pai. E como diz Paulo, como diz o Evangelho, como diz Jesus: "Como uma galinha com os pintinhos". E Deus o Poderoso, o Criador pode fazer tudo: Deus chora! Neste choro de Jesus sobre Jerusalém, naquelas lágrimas, está todo o amor de Deus. Deus chora por mim quando eu me afasto; Deus chora por cada um de nós; Deus chora pelos malvados, que fazem tantas coisas ruins, tanto mal à humanidade… Espera, não condena, chora. Por quê? Porque ama!"

 

Fonte: Rádio Vaticano

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

 

Por: Gutemberg Stolze
22/10/2015 - 09:50:22

Um importante líder religioso palestino fez uma “denúncia” durante uma prédica de sexta-feira na mesquita Al-Aqsa, em Jerusalém. Para os muçulmanos, este é o dia santo da semana e as palavras ditas nestas ocasiões tem uma força maior. O shiek Khaled Al-Mughrabi deu uma pista sobre o real motivo por trás do que está sendo chamado de “terceira intifada”, o temor que os judeus recuperem o domínio do monte do templo.

Al-Mughrabi afirmou que o povo judeu “um dia” irá construir seu templo em Jerusalém, onde eles se reunirão “para adorar o diabo”. Para ele, esse é um sinal da chegada do fim dos tempos, que culminará no extermínio do povo judeu e o Islã se mantendo como a única religião mundial. O material foi divulgado pela organização Palestinian Media Watch. Na prédica, que se assemelha aos sermões de pastores ou padres, ele declara: “Os filhos de Israel serão forçados - embora não admitam - a mudar seus planos e construir o templo no interior da estrutura da mesquita Al-Aqsa. Será um templo de heresia para adorar o diabo”.

“Por quê?”, questiona. “Porque o Al-Masih ad-Dajjal [Anticristo] não aparecerá antes que este templo seja construído e o diabo adorado lá. Seu discurso foi baseado em um hadith (ensinamento tradicional) do profeta Maomé. Ele citou o trecho que diz: “O Dia do Juízo não virá até que os muçulmanos combatam os judeus. Quando um judeu se esconder atrás de pedras ou árvores, as pedras e as árvores vão dizer: Ó muçulmanos, há um judeu atrás de mim, venha e mate-o”.

Esse sheik é conhecido pelos seus discursos odiosos contra Israel, a quem já acusou de usar sangue de crianças em rituais religiosos e de terem planejado os ataques de 11 de setembro de 2001 e culpado os muçulmanos. Al-Mughrabi foi preso pelo governo israelense em agosto, por incitação ao terrorismo. Este foi o primeiro sermão seu divulgado após ser solto no mês passado.

 

Fonte: Noticias Gospel

Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com

 

Por: Gutemberg Stolze
22/10/2015 - 09:50:53

Um dos casos foi à declaração pública de um monsenhor que se assumiu homossexual criticando a Igreja por ser contra as relações homoafetivas. Na semana passada o Papa Francisco surpreendeu quem assistia a missa na Praça São Pedro, em Roma, e pediu perdão pelos escândalos recentes da Igreja.

“Peço-lhes perdão pelos escândalos ocorridos nos últimos tempos em Roma e no Vaticano”, disse o líder católico diante de milhares de fiéis.

Nas últimas semanas a Igreja Católica vivenciou vários escândalos, um deles foi a declaração do monsenhor Krzysztof Charamsa, prelado polonês do Vaticano e teólogo da Congregação para a Doutrina da Fé, que se declarou homossexual e acusou a igreja de ser homofóbica.

Outro tema que gerou polêmica foi a denúncia feita por 100 fiéis da paróquia de Santa Teresa de Ávila, em Roma, contra um padre que celebra a missa aos domingos e que foi visto em locais frequentados por gays. Como se não bastasse, os jornais conseguiram declarações de que o mesmo padre ainda promove festas com álcool e drogas dentro da paróquia.

O Papa ainda precisou enfrentar disputas entre os bispos no Sínodo sobre a Família. Uma carta assinada por 13 cardeais questionava a metodologia do Sínodo e alguns dos autores negaram que tinham apoiado o conteúdo escrito.

Esses três casos seriam os motivos da desculpa pública feita por Francisco no dia 14 de outubro. Ele ainda citou a frase de Cristo sobre os que trazem escândalo:  “Sei que Jesus é realista e é inevitável que haja escândalos, mas ai do homem que causa o escândalo!”.

 

Fonte: Noticias Gospel

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
20/10/2015 - 03:13:59

A comunidade de N. Srª Aparecida, no distrito de Vale Verde, em Porto Seguro, organizou uma comemoração especial para o dia da padroeira, quando uma comitiva, liderada pela prefeita Claúdia Oliveira visitou o local. As famílias receberam de braços abertos a gestora, que estava acompanhada do deputado estadual Robério Oliveira; do secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt, além dos vereadores Ditão, Dilmo e Nilsão.

A comitiva foi recebida pelo presidente Jorge, da PROCAB, associação de moradores local, e sua família e por diversos moradores, presidentes de entidades e lideranças de comunidades rurais vizinhas, que fizeram questão de participar da festa. As missas foram celebradas pelos padres Clodoaldo, Marcos, Aloísio e Tadeu.

Estiveram presentes ainda representantes das comunidades de Bom Jesus, Engenho Velho, Santa Rita, Vale Verde, São Valentim, Santiago, São Pedro, N. Srª d´Ajuda e Vera Cruz. Entre os moradores e pequenos agricultores, o tom era de agradecimento à prefeita e ao secretário Bittencourt pelo trabalho de recuperação e manutenção das estradas vicinais, que muito tem facilitado a vida das pesoas na zona rural do município.

 Ascom Prefeitura de Porto Seguro

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
12/10/2015 - 12:01:21

Uma ponte de madeira que dá acesso à igreja Nossa Senhora do pilar, em Duque de Caxias no Rio de Janeiro, desabou no início da manhã desta segunda-feira (12) e deixou 23 feridos, segundo a TV Globo, horas antes das celebrações para o dia de Nossa Senhora de Aparecida. O acidente causou a queda de pelo menos 30 pessoas no rio do Pilar, de acordo com testemunhas.

Segundo a reportagem, a ponte provisória havia sido construída após o principal acesso à igreja ter sido fechado por causa de obras na Avenida Presidente Kennedy e não teria suportado o fluxo intenso de fiéis, rumo ao local. A igreja Nossa Senhora do Pilar, fundada em 1912, é um importante ponto de peregrinação da região e está em processo de restauração.

 

 

Por Gutemberg Stolze – Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
27/09/2015 - 21:51:06

Uma Missa festiva foi celebrada na manhã deste domingo (27) e contou com a participação da prefeita Cláudia Oliveira, dos vereadores; Evaí Fonseca, Bené do Arraial, Cido e Ditão, dos secretários; Cezar Aguiar (Comunicação), Bené Gouveia (Meio Ambiente), Roló (Esporte) e fiéis do distrito e de paróquias de Porto Seguro e Arraial.

Pouco antes do fim da missa foi realizada uma procissão com a imagem de São Miguel Arcanjo e a Bandeira do Divino Espírito Santo pelas ruas do quadrado. Padroeiro do Distrito de Vale Verde em Porto Seguro, São Miguel Arcanjo é conhecido como guerreiro que equilibra a balança da justiça.

A prefeita chegou cedo ao distrito e antes da Santa Missa visitou os moradores no entorno da igreja, Cláudia Oliveira fez questão de participar da celebração e procissão e saudar os fieis. “O que estamos vendo aqui são exemplos de fé e devoção, esta tradicional festa católica faz parte do calendário de eventos de Porto Seguro, fico muito feliz em poder participar de momentos como este”, afirmou a gestora.

 

Leitura do Livro dos Números 11,25-29

Naqueles dias:

O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés.


Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía
e o deu aos setenta anciãos.
Assim que repousou sobre eles o espírito,
puseram-se a profetizar, mas não continuaram.
Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento.
Um chamava-se Eldad e o outro Medad.
O espírito repousou igualmente sobre os dois,
que estavam na lista mas não tinham ido à Tenda,
e eles profetizavam no acampamento.
Um jovem correu a avisar Moisés
que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento.
Josué, filho de Nun,
ajudante de Moisés desde a juventude, disse:
“Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem”!
Moisés respondeu:
“Tens ciúmes por mim?
Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta,
e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito”!
Palavra do Senhor.

 

 

Por Gutemberg Stolze – Imprensananet.com

 

Por: Gutemberg Stolze
22/09/2015 - 19:54:52

A comunidade católica, movimentos pastorais e grupos católicos de Itapebi estão se mobilizando para impedir a transferência do Frei Luiz Eduardo. A história recente de Itapebi tem registrado passagens rápidas de padre, discordando com a troca constante no comando da igreja católica aos fiéis resolveram se mobilizar.

Quem apoia o movimento?

Pastoral do Batismo, Creche Jesus Amparado, Casa da misericórdia, Grupo de Liturgia, Pastoral do Dízimo, JUA (Grupo Jovem), Ministério de Música Vinde e Vede, RCC, Pastoral da Catequese, Pastoral da Família, CAI e sociedade católica em geral.

O movimento tomou corpo e as ruas da cidade, grupos foram formados em redes sociais pedindo a permanência do religioso. O grupo jovem está colhendo assinaturas, “Baixo Assinado”, esta lista será encaminhado ao Bispo Dom José Edson.

 

Por Gutemberg Stolze – imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
20/09/2015 - 23:00:24

Os cristãos cubanos devem "servir" aos mais frágeis na sociedade e "não servir-se", afirmou neste domingo (20) o papa Francisco, que defendeu a rejeição de qualquer "ideologia" no serviço aos demais, ante uma multidão reunida na Praça da Revolução de Havana.

Em sua homilia durante uma missa campal solene na praça, o momento mais importante de sua visita de três dias a Cuba, o papa argentino não abordou diretamente a situação política na ilha, nem as relações com os Estados Unidos.

"O serviço sempre observa o rosto do irmão, toca sua carne, sente sua proximidade a em alguns momentos até a "padece" e busca sua promoção", expressou o papa.

No entanto, alertou que "há um "serviço" que serve, mas devemos ter cuidado com o outro serviço, a tentação do serviço que se serve. Há uma força de exercer o serviço que tem como interesse o beneficiar aos meus, em nome do nosso".

O pontífice advertiu contra a ambição pessoal e o individualismo em uma época de transição econômica e política: "o cristão é convidado sempre a deixar de lado suas buscas, afãs, desejos de onipotência ante o olhar concreto aos mais frágeis".

Por meio das tarefas a assumir como "cidadão", "servir significa, em grande parte, cuidar da fragilidade. Cuidar dos frágeis de nossas famílias, de nossa sociedade, de nosso povo", disse.

"Ser cristão implica servir a dignidade de seus irmãos, lutar pela dignidade de seus irmãos e viver para a dignidade de seus irmãos", completou, repetindo três vezes a palavra "dignidade".

Francisco também prestou homenagem a "um povo que tem gosto pela festa, pela amizade, pelas coisas belas".

"É um povo que tem feridas, como todo povo, mas que sabe estar com os braços abertos, que marcha com esperança, porque sua vocação é de grandeza", disse o papa.

Paz na Colômbia:

Pouco depois, durante o Angelus, o papa defendeu a paz na Colômbia e declarou que não pode acontecer outro fracasso no caminho da reconciliação neste país, que enfrenta um conflito armado interno há meio século. "Por favor, não temos o direito de nos permitir outro fracasso neste caminho de paz e reconciliação", disse.

"Neste momento, me sinto no dever de dirigir meu pensamento à querida terra da Colômbia, consciente da importância crucial do momento presente, no qual, com esforço renovado e movidos pela esperança, seus filhos estão buscando construir una sociedade em paz", disse Francisco em referência às negociações entre o governo deste país e a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

As negociações de paz que acontecem em Havana, iniciadas em novembro de 2012 entre o governo colombiano e as Farc, pretendem acabar com um conflito armado que deixou 220.000 mortos em meio século e seis milhões de deslocados, segundo os dados oficiais.

Entre os 3.500 convidados especiais presentes na missa estavam a presidente argentina Cristina Kirchner e o presidente cubano Raúl Castro.

A Praça da Revolução foi o local em que também celebraram missas os papas João Paulo II em 1998 e Bento XVI em 2012, entre um grande monumento em homenagem ao herói nacional José Martí e um retrato gigante de Ernesto Che Guevara.

Agenda cheia:

Neste domingo à noite, após uma cerimônia na catedral, Francisco terá um encontro com jovens cubanos. Será uma oportunidade de mostrar sua espontaneidade em um diálogo improvisado, durante o qual deve estimular a coragem de uma juventude em dificuldades em uma ilha em plena transição econômica.

O pontífice também se reunirá neste domingo no palácio presidencial com Raúl Castro, que provavelmente fará um agradecimento por seu papel de mediador na aproximação com os Estados Unidos.

De acordo com algumas fontes, existe ainda a possibilidade de um encontro com o irmão mais velho de Raúl, o pai da revolução cubana Fidel Castro, de 89 anos. Bento XVI teve um encontro com Fidel durante sua visita em 2012.

Durante sua visita de oito dias a Cuba e Estados Unidos, o papa deve abordar temas importantes, como sua preocupação com a paz, as migrações e a necessidade de receber os migrantes, assim como a cultura do diálogo.

A visita de Francisco é a terceira de um papa à ilha, que conta apenas com 10% de católicos praticantes, mas com o número de batizados importante. Na segunda-feira e terça-feira, o pontífice visitará Holguín e Santiago de Cuba, na região leste da ilha.

 

Fonte: Uol

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
14/09/2015 - 12:01:47

Centenas de casais da Diocese Eunápolis – Costa do Descobrimento lotaram o Centro de Convenções de Porto Seguro no VII Congresso Diocesano d Família. Casais de nove municípios participaram do evento - Porto Seguro, Eunápolis, Cabrália, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Itamaraju e Belmonte.

A prefeita Cláudia Oliveira prestigiou o evento acompanhado do seu esposo, o deputado Robério Oliveira, o secretário de Esporte Roló e o vereador Coréia. “Família é à base de tudo, o diálogo entre pais e filhos, o amor e disciplina é a base para formar o caráter de uma criança”, afirmou Cláudia Oliveira.

O evento começou por volta das 07h da manhã e terminou por volta das 18h30min com a Santa Missa celebrada pelo Bispo Dom José Edison. Com o tema, “Família, Vocação e Missão no Projeto de Deus”, o congresso apresentou palestra e testemunhos voltados à família, verdadeiras lições de vida que emocionaram o publico.   

A Celebração:

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado.

A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se, sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?

Responsório (Sl 114)

Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.

Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.

Eu amo o Senhor, porque ouve o grito da minha oração. Inclinou para mim seu ouvido, no dia em que eu o invoquei.

Prendiam-me as cordas da morte, apertavam-me os laços do abismo; invadiam-me angústia e tristeza; eu então invoquei o Senhor: “Salvai, ó Senhor, minha vida!”

O Senhor é justiça e bondade, nosso Deus é amor-compaixão. É o Senhor quem defende os humildes; eu estava oprimido e salvou-me.

Libertou minha vida da morte, enxugou de meus lábios o pranto e livrou os meus pés do tropeço. Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo - segundo Marcos.

Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou? ”Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.

Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.

Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
02/09/2015 - 16:25:55

As festividades de Nossa Senhora da Pena já começaram em Porto Seguro no último domingo, 30 de agosto, com a abertura do novenário, missa e grande carreata que saiu da Igreja Nossa Senhora do Brasil com destino à Igreja Matriz, na Cidade Histórica, percorrendo as principais ruas do centro. Neste ano, o tema da festa é "Nossa Senhora da Pena, modelo de uma igreja servidora e missionária na sociedade".

Durante toda esta semana, as missas estão sendo realizadas às 19h30, homenageando diversos segmentos da sociedade, como os profissionais do turismo, funcionários públicos, imprensa, polícias, pescadores, entre outros. As celebrações contam com a presença de paróquias e párocos convidados. O ponto alto da festa será no Dia da Padroeira, 8 de setembro, quando acontece a missa solene pela manhã e a procissão no período da tarde.

A festa de Nossa Senhora da Pena também reúne centenas de barracas que comercializam comidas típicas, roupas, brinquedos, utensílios domésticos, eletrônicos, entre outros. "Esperamos reunir 40 mil fiéis neste ano", afirmou o Frei Marcos Oliveira, administrador da paróquia.

Para a prefeita Cláudia Oliveira, as festividades de Nossa Senhora da Pena são uma demonstração de fé e devoção de toda a comunidade católica. "Respeitamos e valorizamos a realização deste grande evento. Enquanto administradora da cidade, não medimos esforços para apoiar e colaborar no que for possível para que  o evento aconteça da melhor maneira possível", completou a prefeita.

 

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Por: Gutemberg Stolze
25/08/2015 - 22:37:24

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, prestigiou a missa em homenagem ao Dia do Soldado realizada nesta terça-feira, 25 de agosto, no 8º Batalhão da Polícia Militar. “É com muita alegria que faço questão de participar deste evento. Quero manifestar todo meu apreço e respeito pelo papel que vocês, policiais, desenvolvem em nossa sociedade”, afirmou a gestora.

Celebrada pelo padre Manoel Ferreira dos Santos, a missa especial aos soldados contou também com a participação do pastor e policial Farias. Ambos destacaram a importância da polícia e os desafios que nossa sociedade atual enfrenta.

Para o comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Valter Serpa, a polícia e a comunidade caminham juntas. “A nossa tarefa é árdua, a guerra que travamos diariamente é injusta, mas seguimos em frente e sabemos da importância do nosso papel”, disse.

Participaram da missa os 48 policiais em formação no 8º Batalhão, representantes da comunidade, os vereadores Evaí Fonseca e Aparecido Viana, a delegada da Polícia Federal, Eva Bianca, o delegado da Polícia Civil, Wendel Ferreira, e a presidente da APAE de Porto Seguro, Maurila Lima.

 

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Por Gutemberg Stolze Imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
04/06/2015 - 21:03:30

Os católicos celebraram nesta quinta-feira (4) o Corpus Christi de forma bem tradicional em todo o Brasil, os famosos tapetes coloridos enfeitaram cidades em todo o país e levaram milhares de fiéis para as ruas. Depois das missas realizadas no final da tarde, centenas de pessoas saíram em procissão, nem mesmo a chuva que caiu em varias cidades impediu o cortejo religioso.

 

Os tapetes arrastam uma multidão todos os anos, as ruas ficam tomada por voluntários de todas as idades, jovens idosos, famílias inteiras ajudam a confeccionar os tapetes com imagens sacras.  A tradição  tem mais de 50 anos grupos são formados dias antes dos festejos, o movimento se espalha pelas redes sociais em busca de matérias prima para a confecção dos tapetes. Cada grupo é responsável por uma parte do tapete, uma comissão escolhe os desenhos que são feitos com serragens, sal grosso, borra de café, pó de pedras outros materiais colorido artificialmente.

 

Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com

 

Por: Gutemberg Stolze
03/04/2015 - 14:26:52

Espetáculo tradicional em Curitiba é encenado pelo Grupo Lanteri (Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)

“Sexta-feira da Paixão, dia em que pessoas do mundo inteiro param para refletir sobre o sacrifício de Jesus Cristo que morreu na cruz para salvar a humanidade. A sexta-feira santa de conversas. Mas hoje, Na sexta-feira santa, fies tem comportamentos diferentes do dia-a-dia, uns em respeito à tradições pedem benção aos pais e familiares de joelhos, outros fazem jejum do silêncio.

O motivo para tantas demonstrações de fé fervorosa são vários, para católicos a fé vai além comer carne ou jejuar nesta data. Neste dia, onde o importante é a reflexão, reuniões de famílias e momentos preciosos de silêncio fazem a diferença.

 
Tradições

A igreja Católica aconselha os fiéis a praticarem o jejum, a abstinência e o silêncio, como forma de relembrar a crucificação e morte de Jesus, acompanhando os passos de seu sofrimento, “A Via Sacra”. Este jejum significa se recolher, tirar um pouco do corpo para dar mais à alma e trazer a reflexão. Muita gente deixa de comer carne neste dia, mas acaba se enchendo de peixe, aí não adianta muito.A tradição do “Lava Pés”, realizada sempre nas missas de quinta-feira Santa

O dia da Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que não há missa em todo o mundo, pois não há a consagração do pão e do vinho. Nas celebrações realizadas em todas as igrejas, em sua maioria a partir das 15h, comungam-se as hóstias consagradas. Nas celebrações noturnas também é comum as paróquias realizarem teatros sobre a Paixão de Cristo e, principalmente, procissões luminosas, em que os fiéis caminham pelas ruas próximas às igrejas levando velas, cantando e rezando.Sem missa

Sábado de Aleluia

A Vigília Pascal, celebração mais importante do calendário cristão, por ser a primeira celebração da ressurreição, é quando os fiéis começam a comemorar a Páscoa, no Sábado de Aleluia. Nela, o chamado fogo novo acende o Círio Pascal, vela com símbolos da Páscoa e do sacrifício de Jesus, como os cravos, à semelhança dos que foram usados na crucificação. 

O Círio conduzido pelo padre ou bispo entra na igreja, que está com as luzes apagadas, e representa Cristo Ressuscitado, vitorioso sobre a morte. “Cristo é a Luz que ilumina o mundo e que entra na igreja para iluminá-la com a Sua ressurreição”, afirma o religioso. O Círio é seguido pelos fiéis em procissão, anunciando a vitória da Luz de Cristo sobre as trevas.

 

Por Gutemberg Stolze – imprensananet.com

Por: Gutemberg Stolze
14/02/2015 - 10:29:01

Nesta sexta-feira,13, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, recebeu a imprensa regional para uma entrevista coletiva, na sede do governo (Casa da Lenha), lançando a segunda edição do bloco carnavalesco Disque 100, premiado pelo Ministério do Turismo como ação de destaque no combate à violência contra crianças e adolescentes.

Também participaram da mesa diretiva, o secretário de Cultura e Turismo, Humberto Nascimento (Beto Axé Moi); a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Lívia Bittencourt, o coordenador geral de Proteção à Infância, do Ministério do Turismo, Adelino Neto; e a representante da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, ouvidora Irina Bacci.

O coordenador geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, em explanação breve apresentou os dados e ações do Ministério do Turismo que contribuem para erradicar a exploração sexual de menores, bem como, colocando-o como parceiro do bloco Disque 100, considerado uma iniciativa inovadora no Brasil.

 Quem também compartilha desta opinião é o secretário de Cultura e Turismo, Humberto Nascimento, "Estamos desenvolvendo um turismo com atrações nacionais, muita alegria e sustentabilidade social, com visão cidadã e responsável, pois este é nosso dever e vocação", explicou.

"No Carnaval há muita diversão e alegria nas ruas, entretanto há também um aumento da exposição e vulnerabilidade de crianças e adolescentes a situações de violência. Estamos realizando uma campanha de grande impacto, a fim de coibir este tipo de crime, conclamando a comunidade a denunciar", frisou a prefeita Cláudia, agradecendo ainda o apoio da imprensa.

A saída do bloco Disque 100 está programada para sábado, 14/02 a partir das 22h.

 

 

Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com