Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
02/12/2019 - 15:49:47

 

 

Com uma programação diversificada e descentralizada, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro intensificou as ações do Novembro Azul em sua 6º edição, mês voltado para a  promoção à saúde integral do homem, visando à conscientização da sociedade sobre as doenças mais prevalentes na população masculina, bem como a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

 


A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, reafirma o empenho da gestão em difundir a promoção da saúde direcionada aos homens. "Nossa intenção é buscar e fortalecer a assistência básica no cuidado à saúde, facilitando e garantindo o acesso, a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças prevalentes na população masculina e seus agravos. O novembro azul é um dos mais relevantes projetos idealizados e desenvolvidos em nosso município, contanto com a atuação de tantos profissionais da secretaria de saúde em prol do bem estar da sociedade. Agradeço todo engajamento das equipes em proporcionar dignidade e humanização aos pacientes do SUS", enfatiza.   

 

Cuidado integral

 


Ao longo da campanha, equipes multidisciplinares desenvolveram diariamente em todas as unidades de saúde da família, que integram o município, e em pontos estratégicos da cidade, a oferta de serviços, programas e orientações quanto a necessidade do homem  cuidar da saúde, não só durante o período da Campanha Novembro Azul, mas que essa atitude seja integrada a rotina de cuidados, ressaltando-se que as unidade de saúde funcionam diariamente ao longo do ano.


 

Multiplicidade de ações

 

Contando com a adesão masculina, as unidades ofertaram consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, atualização do calendário de vacinação, realização de testagem para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, encaminhamentos de exames laboratoriais e PSA, aferição de pressão arterial e análise glicêmica, dentre demais procedimentos.

 

Eventos descentralizados

 

O público alvo também teve acesso as ações de saúde em locais de grande concentração de homens, como empresas e intervenções na balsa, com ações educativas que incluíram: palestras sobre o tabagismo; prevenção à tuberculose e à violência; uso de álcool e drogas; oferta de atendimento em horário alternativo através da quinta-feira azul.

 

 

 "O trabalho é feito todos os dias nas unidades de saúde, porque o mês de novembro é um marco, onde chamamos a atenção para a saúde do homem. É satisfatório o aumento da conscientização da população masculina, mas é necessário que essa compreensão quanto aos exames de prevenção, além de cuidar da saúde de uma forma geral, se torne uma conduta cada vez regular, pois nosso empenho, como profissionais de saúde, é promover a prevenção das doenças por meio da responsabilidade de cada cidadão com seu bem estar", destacou o diretor do programa saúde do homem, Márcio Luiz.
 

 

 

Ascom - Prefeitura de Porto Seguro

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com