Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
02/12/2019 - 15:33:28

 

 

Desde as primeiras horas da manhã dessa quinta-feira, 28/11, as dependências do Laboratório LACEN, em Porto Seguro, recepcionaram grande público masculino em razão do dia D de mobilização no combate ao câncer de próstata.  A programação especial, promovida pela Secretaria de Saúde, faz parte da 6º edição do Novembro Azul, campanha implementada simultaneamente, através de extenso cronograma desenvolvido durante todo o mês nas unidades de saúde do município.

 

 

 

Com satisfação, a prefeita Cláudia Oliveira endossa o trabalho realizado na pasta saúde do homem, por meio da atenção básica. "A cada ano, o Novembro Azul em Porto Seguro obtém maior adesão do público masculino, demonstrando o crescimento no número de homens interessados em cuidar da saúde, contrariando a tese do preconceito. Estamos muito felizes pelo comparecimento significativo ao Dia D em prol do bem estar integral deles. Acreditamos que este êxito é fruto do trabalho responsável da gestão municipal e de toda equipe de profissionais da saúde que diariamente se empenham em transmitir conscientização e promover atendimentos com qualidade", afirma.

 

Mobilização

 

Considerando a  importância preventiva da saúde integral da população masculina, com a finalidade de reforçar as ações descentralizadas no enfrentamento, diagnóstico e tratamento, o evento registrou a adesão expressiva dos mais de 300 homens que compareceram a unidade.

 

Serviços ofertados

 

Marcado pela diversidade de serviços, com atuação multidisciplinar das equipes da atenção básica, foram realizados cerca de 335 exames relacionados ao Antígeno Prostático Específico (PSA), para detecção precoce do câncer de próstata, além de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e  atualização do cartão de vacina.

 

 

 

Para o diretor da pasta saúde do homem, Márcio Luiz, o trabalho conjunto dos profissionais que integram a saúde é um dos fatores que viabilizam o sucesso da 6º edição do Novembro Azul. "Meu muito obrigado a parceria de toda a rede SUS de Porto Seguro, na pessoa da prefeita Cláudia Oliveira e do secretário Kerrys Ruas. Nesse Dia D ultrapassamos mais de 300 homens que compareceram ao evento e tudo isso não seria possível se não fosse a adesão da população e do apoio da gestão e dos profissionais de saúde ao abranger o cuidado indispensável para prevenção do câncer de próstata em nosso município. 

 

Arte para prevenir

 

O grupo PSA, formado por profissionais que atuam na atenção básica, esteve presente abrilhantado a manhã com alegria e dança reforçando a necessidade da população masculina realizar exames preventivos contra o câncer de próstata.

 

Cuidando da saúde

 

Aos 70 anos, o funcionário público, Paulo Francisco Pedreira, é avesso ao preconceito, desde os 40 anos iniciou exames preventivos. "Faz bastante tempo que passei a cuidar da minha saúde. Nesses anos eu aprendi que o mais importante na vida é o bem estar. O preconceito, por exemplo, só prejudica a vida. Faço anualmente o PSA, como também vou me consultar com o urologista. Todo homem tem o dever de procurar o quanto antes a prevenção, porque é o melhor tratamento",  informa.

 

 

Ascom - Prefeitura de Porto Seguro

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com