Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
31/08/2019 - 11:26:03

 

 

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta quinta-feira, 29 de agosto, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro implementou importantes atividades de mobilização nas unidades de saúde, com o objetivo de conscientizar a população sobre os danos causados pelo tabaco e derivados, bem como encorajar os fumantes a reavaliar o hábito e conhecer as principais estratégias para mudança de comportamento.

 

Integração

 

Os eventos, realizados em atuação integrada aos departamentos da Vigilância Epidemiológica, Gerência de DANT, Referência Técnica do Tabagismo e Educação popular em Saúde, ocorreram nas unidades Heraldo Lima e Arraial Bairro II, respectivamente.

 

Educação e arte a serviço da saúde

 

Enquanto aguardavam atendimentos, durante o período de acolhimento humanizado, os pacientes puderam conferir a execução dos trabalhos das equipes multidisciplinares. Entre os temas tratados nas palestras educativas e apresentações teatrais, ênfase, sobretudo, a relação que envolve o tabagismo, as doenças cardiovasculares e câncer, já  que o uso do tabaco é umas das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC).

 

Programa Deixar de Fumar sem Mistérios

 

A Secretaria de Saúde conta com o "Programa Deixar de Fumar sem Mistérios" em todas as unidades de saúde da família que integram o município. O projeto, coordenado pela técnica-responsável, Odete Rocha,  desenvolvem ações voltadas à prevenção ao tabagismo, o tratamento de fumantes que decidem parar com o uso do tabaco, através das mudanças de hábitos, associada a disponibilização de medicamentos, bem como a mobilização diária junto à população.

 

 

 

"Nosso empenho enquanto profissionais da saúde é atuar de modo permanente, no intuito de mostrar a toxicidade do tabaco, compartilhar essas informações e desencorajar o uso de qualquer uma de suas formas. São estratégias de alertas, pois ainda existem fumantes que não atentaram para o enorme prejuízo em fumar", destaca Odete 

 

Dados alarmantes 

 

O tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano, das quais cerca de 900 mil são não-fumantes que morrem por respirar o fumo passivo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo (17,7 milhões de pessoas todos os anos).

 

 

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com