Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
20/01/2020 - 13:28:59

 

 

Em tempos de volta às aulas, muitas crianças, sejam elas marinheiras de primeira viagem ou veteranas, apresentam resistência em retornar à rotina escolar. Os pais devem ter uma postura precisa para evitar possíveis traumas e transtornos futuros.

 

 

Um dos segredos é o diálogo, pois quando há uma conversa franca entre pais e filhos, é possível perceber que essa atitude pode evitar problemas com os pequenos, principalmente com aqueles que estão ingressando, pela primeira vez, na escola e requerem uma atenção e um cuidado especial por parte dos seus genitores.

 

 

 

Para os estreantes, a atenção deve ser redobrada, afinal, o primeiro dia de aula, muitas vezes, pode trazer resistência àqueles que não foram preparados para encarar um novo ambiente com pessoas totalmente desconhecidas. A insegurança toma conta dos pequeninos, e se os pais não souberem como os preparar, as consequências podem ser imprevisíveis.

 

 

 

Os responsáveis precisam ser sensíveis e devem começar a estimular os filhos bem antes do início das aulas, falando para eles dos novos colegas, das “tias” (professoras), das brincadeiras, daquilo de belo que elas aprenderão no novo ambiente escolar. Se possível, levá-los, antes do início das aulas, à escola para que eles possam conhecê-la e se familiarizar com ela.

 

Como deve ser o primeiro dia de aula?

 

No primeiro dia de aula, as crianças devem ser acompanhadas pelos pais até o portão da escola, pois a presença destes faz toda diferença para elas. Na falta deles, é preciso a companhia de alguém com quem a criança se sinta bem e segura. Sabemos que, nos primeiros dias, principalmente para os iniciantes, há um o choro incontrolável de alguns que deixam os pais de coração partido. É notório que o período de adaptação costuma ser cheio de dúvidas e receios, a impressão é que os pais sofrem tanto quanto os filhos ou até mais que estes.

 

 

 

Para os pais se acalmarem, em primeiro lugar, é preciso ter plena confiança na escola que escolheram para o filho. Vale trocar experiências com outros pais e ter muita paciência, pois o choro, nos primeiros dias, é normal, principalmente para os pequeninos.

 

 

 

Eles enfrentarão mudanças de ambiente, de pessoas e de comportamentos, o que pode gerar neles insegurança e ansiedade, tendo como resultado o choro, consequência do medo que criaram dentro de si. Por isso, pais, aguentem firmes, porque vai valer a pena. Não cedam ao choro nem chorem na frente da criança. Na maioria das vezes, o que gera a ansiedade no filho é a insegurança dos pais ao deixá-lo naquele novo ambiente. Sejam confiantes, acreditem na escola e no corpo docente que é preparado para lidar com essas situações.

 

Mudança de escola

 

Outro ponto que vale ser lembrado, pois gera preocupação para os pais e insegurança para os filhos, é a troca de escola, pois os pequenos são retirados de um ambiente, com o qual já estavam adaptados, para um novo espaço desconhecido para eles.

 

 

 

Penso que toda mudança é difícil, mas necessária. Partindo desse pressuposto, os pais precisam preparar a criança para a mudança que está por vir, ouvindo-a e buscando conhecer seus medos, suas expectativas e seus receios. Depois do diálogo e até das possíveis resistências do filho perante a mudança, é importante que os pais exaltem os pontos positivos da nova escola, como os novos amigos, a nova professora, as atividades que serão realizadas, mostrando-lhe que a troca trará também coisas boas para ele, e não somente perdas.

 

 

 

É de suma importância que a criança tenha conhecimento do real motivo pelo qual está trocando de escola; isso a tranquilizará mais. Essa postura dos pais acaba deixando claro para o filho que “durante toda vida, eles terão de se submeter a mudanças”. Portanto, essa dinâmica, se for bem direcionada, poderá gerar bons frutos, ajudando no processo de formação infantil. Na verdade, a volta às aulas é sempre um momento de ansiedade para todas as crianças; para muitas delas, o retorno à rotina diária de acordar cedo, ter horários preestabelecidos e voltar ao ritmo normal das atividades é difícil.

 

Readaptação para os horários escolares

 

Sabemos que muitas crianças passam as férias sem horário certo para acordar ou dormir; e há um grande questionamento por parte dos pais sobre o que fazer para que elas levantem cedo e bem dispostas no início do ano letivo. Recomenda-se que a rotina de horários volte a ser aplicada uma semana antes.

 

 

 

Na semana anterior à volta às aulas, os pais devem se preocupar em readaptar seus filhos aos horários de acordar e dormir que serão seguidos durante o ano inteiro, sendo que este processo deve ser feito aos poucos para não estressar nem deixar a criança ansiosa. Acordar seu filho um pouco mais cedo e colocá-lo para dormir um pouco antes, todos os dias, vai ajudá-lo na volta à rotina.

 

Confira essas dicas

 

Dicas práticas que contribuirão com a retomada da vida escolar dos pequenos no período que antecede os primeiros dias letivos:

 

– Faça com que a criança volte à rotina gradualmente, sem estabelecer mudanças bruscas a ela, pois ela sofre mais com mudanças radicais. Vá diminuindo o tempo diário de TV; o mesmo vale para as horas de sono, o horário de acordar, o tempo para brincar etc;

 

– Inclua a criança na preparação da volta às aulas. Isso é bastante positivo! Na hora de comprar o material escolar, leve seu filho e deixe-o ajudar você na escolha de algumas coisas;

 

– Estimule a confiança dele, em diversos momentos, durante o período que antecede a volta às aulas. Se ele já está inseguro e sofrendo pela separação, é necessário mostrar que você vai deixá-lo pela manhã, mas voltará para buscá-lo na hora combinada. Estimular a confiança é uma forma de reduzir este sofrimento e familiarizá-lo com o novo;

 

– Separe o uniforme e prepare o lanche, no dia anterior, para evitar surpresas e possíveis constrangimentos nos primeiros dias de aula;

 

– Saia de casa com antecedência para que seu filho não chegue atrasado;

 

– Pergunte ao seu filho como foi o dia dele quando estiverem voltando para casa. Procure saber detalhes, pois isso estimula a criança a voltar no dia seguinte.

 

 

 

Lembre-se sempre de que a adaptação e a readaptação não são instantâneas, mas requerem bastante paciência, tanto dos pais quanto das crianças.

 

 

Ascom - COOEPS Porto Seguro

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com