Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
04/11/2019 - 12:28:23

 

 

No início da tarde do último domingo 03/11, autoridades civis e militares participaram de uma reunião com o ministro da Defesa, general do Exército, Fernando Azevedo e Silva, na Capitania dos Portos de Porto Seguro. Ele chegou ao aeroporto em um avião da FAB - Força Aérea Brasileira, após ter sobrevoado de helicóptero o Arquipélago de Abrolhos em decorrência à chegada de 'Manchas de Óleo' no Arquipélago de Abrolhos.

 

 

Em Porto Seguro, o Ministro foi recebido por prefeitos da Costa do Descobrimento; Cláudia Oliveira (Porto Seguro), Agnelo Santos (Santa Cruz Cabrália) e Janival Andrade (Belmonte). Bem como autoridades militares; Comandante da Capitania dos Portos, Capitão Júlio Amaral, Comandante da PM, Tenente Coronel Anacleto França, secretários de dos governos municipais e representantes do Inema, Ibama e ICMBio.

 


Durante a reunião, o ministro afirmou que o governo está muito preocupado com o surgimento das manchas de óleo no Nordeste. Segundo ele, a atuação tem sido em três frentes: na investigação dos culpados por esse crime ambiental, na contenção das manchas ainda no mar e no seu combate após a chegada às praias. "Fico satisfeito com os exemplos que estou vendo aqui em Porto Seguro, com todos unidos para combater o problema. Hoje eu vi a estrutura municipal toda à frente, com os órgãos ambientais e as Forças Armadas apoiando", afirmou, acrescentando que, se necessário, o Exército está à disposição para entrar em ação e ajudar no que for necessário.

 

 

Após a reunião,o Ministro concedeu entrevista coletiva à imprensa local e regional. Participaram da coletiva, o portal www.imprensananet.com, as TVs; Santa Cruz (Globo) e TV Cabrália (Record), as rádios; Ativa FM e 88 FM, e os sites; jotabastonoticia.com, agazetabahia.com e jornalosol.com.

 

 

O Imprensananet.com transmitiu a 'Entrevista Coletiva' na íntegra através do https://www.facebook.com/Imprensananet.com.br. Assista o vídeo acima.

 

 

Segundo o comandante da Capitania dos Portos, capitão Júlio Amaral, as praias mais atingidas foram em Trancoso e Arraial d´Ajuda. Nesse domingo, os primeiros fragmentos começaram a surgir no litoral Norte da cidade. "Tudo o que chega está sendo retirado com a ajuda da comunidade. Estamos com nove navios monitorando em alto mar todo o Sul e Extremo Sul, inclusive com botes que permitem mergulhos. Não podemos afirmar com segurança que a contaminação está no final, mas o volume está diminuindo e por onde o óleo passou a água do mar continua apropriada para o banho", assegura.  

 

 

 

Para a prefeita, um dos aspectos positivos desse momento é a união em torno de uma causa coletiva. "É um momento também de reflexão sobre a maneira como estamos tratando o nosso meio ambiente", observa. Segundo ela, a prefeitura se antecipou para a possibilidade da chegada das manchas de óleo. "Criamos um comitê especialmente para tratar desse assunto, entramos em contato com os órgãos envolvidos, fizemos licitação e contatos com fornecedores para reservas de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e tonéis, empresários locais também estão apoiando. A nossa torcida era para que não chegasse, mas estamos preparados para o combate", salienta.

 

 

 

Cláudia Oliveira reafirmou ainda a sua aposta no sucesso da próxima temporada. "Estive em São Paulo essa semana e as vendas estão em alta para Porto Seguro. Os aviões continuam chegando cheios e não há cancelamento de voos, nem de reservas nos hotéis", enfatiza. Ela assinala que a preocupação não é apenas com o turismo, mas também com a preservação da vida marinha e de todo o ecossistema, que precisa ser protegido. "As pessoas estão vendo que as nossas praias estão sendo limpas e a vida em Porto Seguro continua, com ótimas perspectivas para a temporada", reforça.

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com