Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
16/08/2019 - 19:46:45

 

 

Liderados pelo novo secretário de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Porto Seguro, Zeca Pataxó, mais de 80 indígenas do Povo Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá, além de vários caciques e lideranças estiveram na sede da Funai, em Brasília, na manhã de terça-feira, 13 de julho. Eles foram dar as boas-vindas ao Presidente da Funai, Marcelo Xavier, pedir o apoio do órgão para atender diversas demandas das comunidades no Sul da Bahia, na oportunidade eles se encontraram e declararão apoio ao governo de Jair Bolsonaro. 

 


"Estamos aqui para prestigiá-lo e também solicitar apoio para o nosso povo. A gente precisa que a Funai seja fortalecida, que atenda os indígenas na ponta e que vá ao encontro dos índios. Precisamos estar mais juntos", disse o secretário recém empossado. Zeca Pataxó pediu também pela regularização dos territórios e desejou boa sorte ao presidente. "A sua vinda aqui mostra o compromisso que o Senhor vai ter com os povos indígenas do Brasil. Não estamos aqui para brigar com o governo nem discutir com ninguém. Queremos dialogar, para que os benefícios cheguem até nossas comunidades". 

 

 

 

Com seus trajes e danças típicas e de mãos dadas com seu povo e com todos que transitavam pelo saguão do prédio, os indígenas homenagearam Xavier e sua equipe, com pinturas nos rostos e oração do filho de Pajé, Ubiratan Pataxó. Ao final do encontro, Ubiratan disse ao presidente: "estou sentindo no seu olhar que sua descendência é do povo indígena. Sua descendência é de guerreiro".

 

 

Xavier agradeceu as boas-vindas e se comprometeu a atender as demandas apresentadas. "Fico muito contente com a presença de vocês. É fundamental esse diálogo com as etnias. Os índios fazem parte da nação brasileira e a Funai tem muito a contribuir com vocês. Quero a Funai atendendo o índio diretamente. E que os índios venham aqui e conversem comigo". O presidente afirmou que, mesmo quando não puder ir até as Terras Indígenas, sempre enviará servidores para dialogar com as etnias. "A Funai tem que ser fortalecida e eu estou à disposição para atender vocês no que precisarem. Contem comigo. Vocês têm um amigo aqui", salientou Xavier.

 


Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com