Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
18/06/2018 - 14:50:02

 

 

Na última sexta-feira 15 de junho, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data visa engajar a sociedade em prol do combate permanente a todo tipo de agressão, seja física, psicológica, patrimonial, econômica, sexual, por abandono e negligência, circunstâncias que violam os direitos humanos da população da terceira idade. Para marcar este importante dia, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro implementou estratégias de reflexão sobre a temática ao promover ações integradas na unidade de saúde do Cambolo.

 

 

"A violência contra a pessoa idosa é inaceitável e deve ser denunciada, pois pode provocar danos físicos e psicológicos, expondo o idoso a doenças e levando até mesmo ao isolamento da sociedade. O objetivo da Secretaria de Saúde ao realizar essa ação é levar o conhecimento sobre o assunto para eles, conscientizando o maior número de pessoas e, claro, assegurar a assistência integral para que tenham qualidade de vida", declarou o Diretor do Programa de Doenças Crônicas, Marcio Luiz.

 

 

Serviços ofertados

 

Contando com atuação multidisciplinar, envolvendo equipe de enfermagem, médico, agentes comunitários de saúde, profissionais do NASF e apoio institucional da atenção básica, o evento obteve grande adesão do público alvo, que lotou a recepção da unidade Isaltino Bispo. Participativos, os idosos desfrutaram de uma manhã destacada por vários serviços de atenção e cuidado, com a oferta de palestras abordando as políticas públicas de saúde voltadas para eles, realização de bioimpedancia avaliando peso, IMC, gordura corporal e gordura visceral, além do momento da beleza com a parceria da empresa Mary Kay e sorteio de brindes com o apoio da Lary Cosméticos.

 

 

São João da terceira idade

 

No clima do São João, o arraiá da alegria se fez presente levando muita animação aos pacientes. Decorada com bandeirolas e adereços da época, a unidade colorida encantou os idosos que participaram ativamente do momento descontraído preparado especialmente para eles. Durante o festejo, o ponto alto aconteceu com a alegre disputa acirrada dos empolgados pretendes para o casamento caipira, que aconteceu após votação dos idosos, ao escolher o par da noiva. Ao som do forró, em divertida quadrilha, todos puderam experimentar  um delicioso lanche composto por comidas típicas.

 

 

Aos 87 anos, dona Maria dos Santos, acompanhada por uma filha, brincou a valer. "Gostei muito da animação, a equipe da unidade merece muitos parabéns, todos nos tratam com carinho e respeito. Feliz estou por esse dia tão alegre para quem chegou em uma idade como eu e tantos outros vão chegar, com fé em Deus", afirma animada.

 

 

Com 67 anos, senhor José Carlos dos Santos mostrou-se entusiasmado com as ações realizadas. "Uma reunião ótima em termos de explicação quanto o combate da violência contra o idoso, como também as a festividade do São João. Gostei muito, agradeço demais a equipe", avalia. 

 

 

Ascom-Prefeitura de Porto Seguro

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com