Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
31/01/2018 - 13:06:34

Entrada do La Torre Resort e cerca viva que impede a vista do mar e acesso à praia

 

A Praia do Mutá, localizada na divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália está sendo alvo de degradação ambiental e apropriação irregular. Índios da etnia Pataxó estão devastando a restinga local e em paralelo, a Cabana de Praia do Resort La Torre transformou uma área pública em “Praia Particular”, cercando o local, plantando arvores que alteram a vegetação nativa e que impedem a vista natural do mar, mudando o ecossistema.

 

 

Dentre as denuncias que recai sobre o La Torre Resort estão: Tentativa de impedir pessoas que não são hospedes do Resort a frequentar a mencionada praia – Veja relatos abaixo.

 

O jovem Jan Borges, biólogo, morador da cidade de Eunápolis, estava caminhado pela praia quando foi abordado por um segurança do Resort em 31/12/2017. “Eu estava caminhado pela praia quando fui abordado por um segurança que tentou impedir minha presença dizendo que a praia seria PROPRIEDADE PARTICULAR, após um breve diálogo informei que o local é público e de propriedade da marinha e que eles estavam ali de forma ilegal”.

 

 

A Srª Paula Gomes, turista de Belo Horizonte, também foi abordada por um segurança do La Torre que tentou impedi-la de acessar praia. “Estava me dirigindo a Coroa Vermelha quando resolvi parar na Praia do Mutá, precisamente em frente ao La Torre Resort, ao descer do veículo com minha filha de 12 anos, um segurança tentou impedir meu acesso ao local dizendo que a praia era particular”, declarou Paula Gomes ao Imprensananet.com.

 

 

A reportagem do Imprensananet.com esteve no local e constatou através de fotos, o plantio de vegetação não nativa que incorporada a uma cerca de isolamento se transformou num verdadeiro paredão que impede a vista do mar. Em uma gravação de vídeo, um funcionário do Resort é flagrado arrancando vegetação da restinga em torno da Cabana de Praia do La Torre, este vídeo já se encontra em posse do Ministério Público Federal.

 

 

Procurado por nossa reportagem através do WhatsApp, o empresário Luigi Rottuno delegou que sua assessoria de imprensa entrasse em contato com nossa redação. A Srtª Bruna entrou em contato com o diretor do Imprensananet.com e informou que o empresário estaria em viagem, após uma breve conversa, a assessora ficou de conversar com o empresário e retornar o contato para responder às acusações que recai sobre a Cabana de Praia La Torre.

 

 

Sem retorno, na tarde desta quarta-feira 31/01, por telefone entramos em contato com a Assessoria do La Torre, entretanto até o momento da conclusão desta matéria não obtivemos nenhum posicionamento. Com a política de levar a notícia com credibilidade e imparcialidade, o Imprensananet.com espera que devido as graves acusações que recai sobre o Grupo La Torre, o mesmo possa apresentar uma defesa plausível sobre os fatos.

 

 

Ocupação Indígena: Índios da etnia Pataxó começaram a ocupar parte do Litoral Norte de Porto Seguro no trecho entre a Ponta Grande e Praia do Mutá que faz divisa com Santa Cruz Cabrália. Os “Índios” estão devastando a restinga, um ato criminoso daqueles que tem como missão preservar o Meio Ambiente.

 

 

O Imprensananet.com conversou com o Líder Pataxó e Superintendente de Assuntos Indígenas de Santa Cruz Cabrália, o Srº Zeca Pataxó. “A referida área está em processo judicial, amanhã, quinta-feira 01/01 participarei de reunião com lideranças e grupos envolvidos na ocupação, onde iremos pontuar as consequências e implicações negativas desta ocupação no processo em curso”, declarou Zeca Pataxó.   

 

 

Aequipe do Imprensananet.com também tentou entrar em contato com o IBAMA e FUNAI, mas não obtivemos retorno. Através do celular entramos em contato com o Secretário de Meio Ambiente de Porto Seguro, o Srº Bené Gouveia. Após a ligação ser interrompida (no início), o secretário retornou a ligação e informou que estava em trânsito nas proximidades de Trancoso onde o sinal de celular é ruim, “Retornarei a ligação assim que reestabelecer o sinal”, afirmou o secretário.   

 

 

 

Por: Gutemberg Stolze – Imprensananet.com

 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com