Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
07/04/2020 - 16:56:37

 

 

Atualmente, o Brasil e o mundo experimentam um período de grandes desafios de saúde pública. Com o surgimento da  pandemia de coronavírus, estão sendo adotadas uma série de medidas de prevenção, entre elas, o isolamento social. A Secretaria de Saúde de Porto Seguro destaca que, além da mobilização no enfrentamento ao Covid-19, a população precisa também estar atenta a uma outra ameaça: as arboviroses. 

 

 

 

 

Neste tempo de quarentena, em que muitas pessoas estão em casa, é fundamental aproveitar o período para manter a limpeza do quintal e evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças dengue, zika vírus e chikungunya. 

 

 

 

 

A gerente de controle às endemias, Marilda Mares, destaca o papel de cada cidadão na responsabilidade de manter o ambiente domiciliar limpo, organizado, já que é local de grande potencial a proliferação do mosquito. "A luta contra  aedes aegypti é uma ação conjunta do poder público aliada a adesão da sociedade, principalmente neste momento atual, quando podemos contar com a presença, em maior número, da população em casa. Então, sendo assim, é de extrema relevância durante o isolamento social que a família participe na ampliação das vistorias dentro de casa e no quintal, para impedir a disseminação do vetor, além, claro, de impedir números de casos de doenças", esclarece.

 

Cuidados essenciais 

 

Cada pessoa é responsável e precisa semanalmente fazer vistorias no seu imóvel para evitar focos do mosquito. O aedes aegypti não escolhe um criadouro específico. Basta um pouco de água em qualquer recipiente para que ele deposite seus ovos. No entanto, ações simples e rápidas podem ajudar no combate ao mosquito. 

 

 

 

 

É importante não deixar água parada e verificar locais óbvios, como calhas, caixa d'água, vasos de plantas e pneus, por exemplo. Também é fundamental fazer uma varredura em ralos e vasos sanitários, espaços por vezes esquecidos. Durante o período chuvoso, aumenta a formação de criadouros fora e dentro de casa. Baldes, potes, bacias, tambores e outros recipientes que armazenam a água potável ou para uso doméstico devem ser limpos e vedados corretamente.  

 

 

Ascom - Prefeitura de Porto Seguro

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com