Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
28/03/2018 - 15:24:45

 

 

A prefeitura de Itapebi, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa Despertar promoveu formação para educadores do campo da rede municipal de ensino. Realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores na última quinta-feira 22/03, o evento teve como tema “Água, Cidadania e Sustentabilidade”.

 

 

O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapebi, André Luiz Carvalho, abriu os trabalhos ressaltando a necessidade da qualificação do profissional que atua no Campo em prol de desenvolvimento de práticas socialmente sustentáveis. Destacou também, a importância do Programa Despertar como mola propulsora de mudança de atitude em relação ao meio ambiente.

 

 

Ainda segundo André Carvalho, o Despertar  está presente há 12 anos em Itapebi desenvolvendo ações responsáveis nas escolas e nas comunidades, “A presença do Programa Despertar está marcada pela promoção social  dos nossos jovens, ações que conta com o total apoio do Sindicato Rural de Itapebi e da prefeitura através do prefeito Juarez Oliveira”, concluiu.

 

 

Seguindo a programação, a Coordenadora do Programa Despertar em Itapebi, Tatiana Aguiar Stolze  destacou o objetivo do encontro como um momento de novas aprendizagens, troca de experiências e sobretudo, uma maneira de fortalecer a identidade do Educador do Campo. “Nossa trabalho é desenvolver práticas pedagógicas  comprometidas com a construção de comunidades mais justas, socialmente conscientes de seu papel na formação de cada individuo, tendo como base a participação ativa das comunidades rurais, nas quais as escolas estão inseridas”, destacou a coordenadora.

 

 

Presente no evento, o diretor de Meio Ambiente e Agricultura, o Srº Leonardo Botelho destacou a utilização consciente da água, um elemento indispensável à vida do planeta. Na sequencia, representante do Programa Despertar, a Srª Amanda Bastos salientou a relação FAEB/SENAR e Prefeituras Municipais como instituições que articuladas mantém o Programa Despertar em 76 municípios baianos. “Um Programa sólido, atuante na função social e que contribui para a qualidade de ações socioambientais nas escolas”, destacou.

 

 

Para finalizar, o instrutor do SENAR, o engenheiro florestal João Guilherme Bittencourt conduziu os trabalhos com os educadores, tendo como foco ações sustentáveis. Em sua apresentação, o engenheiro demonstrou a necessidade de realizar o diagnóstico socioambiental em cada comunidade escolar para que haja o envolvimento da comunidade local na identificação das problemáticas e das potencialidades para que as intervenções dos professores sejam importantes meios de proteção ao meio ambiente e a vida sustentável no planeta.

 

 

 

 

Ascom – Prefeitura de Itapebi

Por: Gutemberg Stolze – Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com