Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Adriana Araújo
09/07/2014 - 18:45:06

Segundo estimativa do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju, passa de 400 o número de portadores do vírus da Aids (HIV), em Itamaraju. A informação foi passada pela enfermeira Cláudia Ferreira, chefe do setor. Segundo ela, os números oficiais são de 140 pacientes, que são acompanhados pela CTA; entretanto, se somado os que não buscam o tratamento, o número passa de 400.

Dos 140 portadores, 55 são soropositivas e 85 já possuem Aids. A diferença do paciente soropositvo para o paciente diagnosticado com Aids, segundo Claudia Ferreira, é que o primeiro possui apenas o vírus, mas a doença ainda não se manifestou; já o segundo possui a doença, propriamente dita, que provoca o enfraquecimento e destruição progressiva do sistema imunológico, o que possibilita o desenvolvimento de determinadas infecções ditas oportunistas e de certos tipos de câncer.

Claudia ainda salienta que a Aids tem tratamento, e que é possível conviver bem, com estilo de vida, não obstante a doença, se houver acompanhamento médico e consumo adequado da medicação (coquetel). “Todo tratamento é fornecido pelo CTA gratuitamente”, lembra a enfermeira.

 

Fonte: Sulbahianews

Por Adriana Araújo - Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com