Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
04/07/2018 - 02:38:32

 

 

Os pacientes do município de Itagimirim e distrito de União Baiana que buscam Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo beneficiados com a rapidez e agilidade dos mutirões realizados pela Secretaria de Saúde de Itagimirim, em parceria com cidades vizinhas. No Estado da Bahia, os Mutirões de Cirurgias estão acabando com as filas para procedimentos eletivos e transformando-as em uma fila de bons resultados.

 

 

Em Itagimirim, 55 pacientes, em média, são conduzidos para a realização dos procedimentos cirúrgicos nos hospitais que a cidade mantém a parceria de mutirões. Para que tenham maior conforto e tranquilidade durante a viagem, uma equipe de profissionais capacitados (agentes de saúde - chefe de regulação - técnicas de enfermagem e assessoria técnica) faz o acompanhamento dos pacientes, minimizando assim, a ansiedade do pré-operatório.

 

 

A fila de espera para cirurgias de vesícula, hérnia, laqueadura, cistos, nódulos, útero e miomas, estão quase zeradas no município. De acordo com a chefe da regulação, Maria Aparecida: “em épocas passadas, os pacientes aguardavam pelos procedimentos médicos por longos períodos, e muitas vezes não conseguiam sucesso nos exames e/ou cirurgias. Agora, com o Mutirão, conseguem resolver tudo entre quinze e vinte dias”.

 

 

“A gente tem conseguido superar a expectativa. Hoje são mais de 2 mil cirurgias e exames realizados, e mais de 500 pacientes atendidos num prazo de 90 dias. A gente tem percebido uma diminuição gradativa na fila de espera, e o nosso intuito, é que todos os paciente do nosso município sejam atendidos e seus problemas de saúde sejam solucionados, dentro das possibilidades médicas”.

 

 

Uma das grandes vantagens de ser atendida pelo programa de mutirões, segundo uma das pacientes, é não ter gastos com o procedimento, nem antes e nem depois da realização do mesmo. “Se fosse particular, gastaria uns 4 mil reais entre cirurgia e exames. Agora fiz os exames e a cirurgia de graça. Estou realizando um sonho. Além de tudo, viajamos em ônibus confortável, fomos bem alimentados com lanches, água, suco e café. Minha vida tem melhorado muito depois dessa cirurgia. Agora estou podendo fazer tudo o que eu quero”, relatou uma das pacientes.

 

Dentre vários casos de pacientes atendidos no município, o que mais chama a atenção, é o da moradora do distrito de União Baiana, Valdirene Cardoso.

 

No seu relato, Valdirene é taxativa em afirmar que: “há exatamente 40 dias, acompanhei minha filha para uma cirurgia de laqueadura, passaram-se 15 dias, voltei e acompanhei a minha mãe para uma cirurgia de pedra na vesícula (colelitíase), e o que me deixou mais feliz, foi o tratamento recebido por toda equipe da saúde, desde o momento da partida, até o retorno. A gente se sentiu valorizadas e respeitadas como ser humano, em um momento de muita fragilidade. Somos gratas a todos que nos apoiaram e que vem desenvolvendo esse maravilhoso trabalho para o pessoal de União Baiana”.

 

 

Com a demanda de atendimentos em aberto, os pacientes que precisarem de procedimentos cirúrgico (hérnia vesícula laqueadura mioma cistos), devem se dirigir a Secretaria de Saúde do município e entrar em contato com Janaina ou Cida, de Segunda a Sexta-feira, em horário comercial.

 

 

Ascom - Prefeitura de Itagimirim

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com